Prefeito garante mais de 500 novos ônibus para Salvador ainda este ano e ampliará integração de modais

Prefeito garante mais de 500 novos ônibus para Salvador ainda este ano e ampliará integração de modais

18 de julho de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Serão 70 novos ônibus convencionais Euro 6, 58 veículos para o BRT, 300 ônibus convencionais e 77 elétricos

Fonte: Informe Baiano / Foto: Jefferson Peixoto (Secom/PMS)

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quarta-feira (17), a renovação da frota de ônibus da cidade.

“Até outubro, a cidade receberá 70 novos ônibus convencionais Euro 6 e 58 veículos para o BRT. Além disso, a prefeitura está adquirindo 300 ônibus convencionais e 77 elétricos, tornando-se a segunda maior frota de ônibus elétricos do Brasil”, afirmou Bruno.

Com esses investimentos, a porcentagem de ônibus com ar-condicionado aumentará para 42%, e, com a chegada dos novos veículos, atingirá 59%. Segundo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, as empresas devem renovar 10% da frota anualmente, garantindo que, até 2028, toda a frota tenha ar-condicionado. “A idade média dos nossos ônibus está acima da média nacional”, ressaltou Bruno Reis, lembrando das dificuldades enfrentadas durante a pandemia.

O prefeito também comentou sobre a integração dos modais de transporte, destacando que em Salvador não há custo adicional para usar ônibus, metrô e BRT. Ele mencionou que novos modais, como o VLT e um teleférico, estão a caminho. Com a inauguração do BRS no Rio Vermelho, o sistema será complementado por ônibus convencionais, BRS, BRT, metrô, VLT e teleférico, todos conectados e sem tarifa extra.

“Tenho certeza de que o transporte público vai melhorar muito com todos esses sistemas funcionando”, concluiu Bruno Reis.

Boca do Rio Magazine BDRM