Pesquisa P&A/Política Livre aponta vitória de Bruno Reis no 1º turno com 84,4% dos votos válidos

Pesquisa P&A/Política Livre aponta vitória de Bruno Reis no 1º turno com 84,4% dos votos válidos

16 de setembro de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Vice-governador Geraldo Júnior teria 9,8%, enquanto o professor Kleber Rosa ficaria com 3,9%

Fonte: Tribuna da Bahia / Foto: divulgação

Candidato à reeleição pelo União Brasil, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, venceria a disputa no primeiro turno em todos os cenários avaliados pela pesquisa P&A/Política Livre, divulgada nesta sexta-feira (13). De acordo com o levantamento, Bruno aparece com 84,4% dos votos válidos, que desconsideram os brancos e nulos, enquanto o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), tem 9,8%. O professor Kleber Rosa, do PSOL, figura com 3,9%, seguido por Victor Marinho (0,8%), Eslane Paixão (0,6%) e Silvano Alves (0,4%).

No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados, Bruno Reis lidera com 68,6% das intenções de voto. Geraldo Júnior aparece com 8% e Kleber Rosa com 3,2%. Victor Marinho, Eslane Paixão e Silvano Alves registram, respectivamente, 0,6%, 0,5% e 0,3%. Ainda, 8,5% dos entrevistados estão indecisos, e 10,2% declararam não votar em nenhum dos candidatos.

Boca do Rio Magazine BDRM

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor menciona o candidato sem sugestão de nomes, o atual prefeito soteropolitano Bruno Reis também lidera, com 51,8% das intenções de voto. Seu ex-aliado, Geraldo Júnior, aparece com 4%, empatado tecnicamente com Kleber Rosa, que marca 2,2%. Além disso, Giovani recebeu 0,2% das menções, enquanto 29% dos eleitores não souberam responder, 12,6% disseram não votar em nenhum candidato, e 0,2% mencionaram outros nomes.

A pesquisa P&A/Política Livre simulou ainda um segundo turno entre Bruno Reis e Geraldo Júnior. O atual gestor da capital baiana manteria ampla vantagem, com 71% dos votos, enquanto o emedebista teria 11,2%. Entre os entrevistados, 11,7% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois, e 6,1% permanecem indecisos.

Mesmo ao considerar os apoios políticos de cada candidato, Bruno Reis mantém a liderança. Quando associado ao ex-prefeito ACM Neto, vice-presidente do União Brasil, Bruno venceria com 70,4% dos votos no segundo turno, contra 15,5% de Geraldo Júnior, vinculado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso indica que o discurso de nacionalização da campanha, defendido pelo vice-governador, não teve o impacto desejado.

O levantamento realizado pelo instituto P&A, em parceria com o site Política Livre, foi registrado sob o número BA-01665/2024 e feito entre os dias 4 e 7 de setembro, com 625 eleitores ouvidos e margem de erro de 4 pontos percentuais.