Bahia estreia com derrota na Libertadores e precisará de virada na Fonte Nova

Bahia estreia com derrota na Libertadores e precisará de virada na Fonte Nova

18 de fevereiro de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Com gol relâmpago, O’Higgins vence por 1 a 0 no Chile; Tricolor sente falta de criação e joga mal

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Rafael Rodrigues/ EC Bahia

Bahia perde para o O'Higgins por 1 a 0 na estreia da Libertadores 2026. Veja o que o Tricolor precisa para se classificar no jogo de volta na Fonte Nova.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

A estreia do Bahia na Conmebol Libertadores 2026 não foi como a torcida esperava. Na noite desta quarta-feira (18), o Esquadrão de Aço foi superado pelo O’Higgins por 1 a 0, no Estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile. O gol solitário da partida foi marcado logo aos 3 minutos de jogo por Francisco González, após uma falha de marcação que deixou o atacante livre para soltar a bomba de fora da área.

Com o resultado negativo no jogo de ida da segunda fase prévia, o time comandado por Rogério Ceni volta ao Brasil precisando de uma vitória por dois gols de diferença na Arena Fonte Nova para avançar de forma direta. Vitória simples por um gol leva a decisão para as penalidades máximas.

Falta de criação e gol relâmpago Sem o capitão Everton Ribeiro, suspenso, o Bahia sentiu falta de um “cérebro” no meio-campo. Ceni optou por uma formação mais defensiva com Erick, Acevedo e Jean Lucas, mas a estratégia ruiu cedo. Após o gol chileno, o Bahia até tentou reagir com a entrada precoce de Caio Alexandre, melhorando a posse de bola, mas o goleiro Carabalí foi pouco exigido.

O primeiro tempo terminou tenso, com o Bahia acumulando quatro cartões amarelos e Acevedo envolvido em uma confusão generalizada nos acréscimos.

Pressão sem eficiência na etapa final Na volta do intervalo, o Bahia chegou a levar um susto com um gol anulado do O’Higgins. Na tentativa de buscar o empate, Ceni promoveu as entradas de Erick Pulga, Gilberto, Everaldo e Sanabria. O Tricolor passou a dominar a posse de bola e rondar a área chilena, mas pecou no excesso de passes laterais e na falta de objetividade. Sem finalizações perigosas, o placar não mudou até o apito final.

Agenda Tricolor O Bahia agora “vira a chave” para o Campeonato Baiano, onde enfrenta o Atlético de Alagoinhas no sábado (21), às 16h, em Pituaçu. O reencontro decisivo com o O’Higgins acontece na próxima quarta-feira (25), às 19h, na Arena Fonte Nova, com expectativa de casa cheia.

FICHA TÉCNICA

O’Higgins 1 x 0 Bahia (2ª fase – Ida)

  • Local: Estádio El Teniente, Chile
  • Gol: Francisco González (3’/1ºT)
  • O’Higgins: Carabalí; Faúndez, Robledo, Brizuela e Pavez Muñoz; Ogaz, Juan Leiva e Bryan Rabello; Francisco González, Arnaldo Castillo e Sarrafiore. Téc: Lucas Bovaglio.
  • Bahia: Ronaldo; Román Gómez (Gilberto), Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Erick (Caio Alexandre) e Jean Lucas; Ademir (Everaldo), Willian José (Sanabria) e Kike Olivera (Erick Pulga). Téc: Rogério Ceni.