Bienal do Livro Bahia terá programação maior e foco na baianidade em 2026

18 de setembro de 2025 Off Por Boca do Rio Magazine

Evento de lançamento da feira literária aconteceu nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Salvador.

Fonte: g1globo

A Bienal do Livro Bahia terá uma programação maior, com um dia a mais de evento, e o foco em trazer conteúdo ligado à baianidade em 2026. A novidade foi revelada nesta quinta-feira (18), no lançamento da feira literária, no Centro de Convenções de Salvador, situado no bairro da Boca do Rio.

O evento contou com a presença do secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro e de representantes da Secretaria de Educação de Salvador. Tatiana Zaccaro, diretora-geral da GL Eventos Exihibitions, empresa responsável por gerir a bienal, também esteve presente.

O lançamento foi marcado por uma performance da atriz e apresentadora Maria Gal, que fez um monólogo inspirado no livro “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus. A artista interpretará a escritora, poetisa e compositora em um longa-metragem em homenagem à carreira de Carolina.

Após reunir mais de 100 mil pessoas em 2024, a Bienal do Livro retorna à capital baiana entre 15 e 21 de abril do próximo ano. A proposta do evento é abrangente, mas diante de um público majoritariamente feminino (76%) e muito jovem, com 25% dos visitantes com idades entre 18 e 25 anos, os organizadores buscam atrair especialmente a plateia juvenil.

Com foco na cultura baiana e a ampliação da noção de literatura, o evento contará com a curadoria de Joselia Aguiar, Aldri Anunciação, Deco Lipe, Maíra Azevedo (Tia Má) e Pilar Silva. A literatura em diferentes estruturas e meios será uma das linhas abordadas no evento, que trará reflexões sobre a extensão desse tipo de produção ao cinema, aos jogos e outros meios.

Segundo a curadora Joselia Aguiar, responsável pelo espaço literário do evento, diferentes intelectuais e personalidades já foram escolhidas para o evento. Ela revelou que o pesquisador, historiador e professor João José Reis, cujas produções chegaram a inspirar a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do romance “Um Defeito de Cor”, está confirmado para a feira literária em 2026.

Também estão confirmadas Pilar Del Rio, jornalista, esposa de José Saramago e fundadora da Fundação José Saramago, e Paloma Amado, filha do escritor baiano Jorge Amado.

“Vamos tentar fazer de novo os convites [para] muitas pessoas e realizar sonhos que a gente tem desde a primeira edição”, enfatizou Joselia.