Colônia de Pescadores da Boca do Rio realiza neste domingo (19) a 28ª entrega do Presente de Iemanjá

Colônia de Pescadores da Boca do Rio realiza neste domingo (19) a 28ª entrega do Presente de Iemanjá

19 de janeiro de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Mesmo em obras, o evento acontece no local da sede da colônia, na Praia dos Artistas, orla da Boca do Rio

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine)

Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine

A Boca do Rio, com suas raízes profundamente ligadas aos pescadores, celebra neste domingo (19) a 28ª edição da entrega do Presente de Iemanjá, realizada pela Colônia de Pescadores da Boca do Rio, uma tradição que remonta aos tempos em que o bairro era apenas areia e mato. Essa festa, uma das mais antigas da região, reforça a conexão entre a comunidade e suas origens.

Antes de ser ofuscada por celebrações mais famosas em Itapuã e no Rio Vermelho, a Boca do Rio era palco das primeiras homenagens a Iemanjá logo após a Lavagem do Bonfim, como relatam os pescadores mais antigos. Essa tradição ressurge ano após ano, mantendo vivas as raízes culturais do bairro.

Boca do Rio Magazine BDRM

O evento, que começa às 9h na Praia dos Artistas, marca a abertura simbólica da sede da colônia, mesmo em meio às obras de reforma. “Estamos muito animados com esse evento e com a reforma, porque representa a nossa colônia viva. Foram 12 anos sem uma reforma, e a situação ficou complicada. Essa nova colônia vai atrair os pescadores e as pessoas mais novas”, explica Theo Santos, presidente da Associação dos Pescadores da Boca do Rio.

Ele também destaca o apoio do Boca do Rio Magazine no processo de reforma: “Vocês viram… aqui tava entregue… E o Boca do Rio Magazine nos deu uma força muito grande, cobrando, e graças a Deus deu certo.”

Além disso, Theo compartilha seus planos para o futuro: “Vamos ter projetos como Pescadores Mirins. Meu intuito é resgatar a tradição e reverenciar os mestres Pequeno, Nego Ago e Betinho, que me ensinam e passam confiança para continuar.”

Não perca a oportunidade de vivenciar essa tradição única e celebrar a cultura da Boca do Rio. O evento começa às 9h na sede da Colônia de Pescadores da Boca do Rio, na Praia dos Artistas, e todos estão convidados a participar e prestar suas homenagens a Iemanjá.