Começa hoje o Carnaval de Salvador, em seu local original e com proposta de vinda pra Boca do Rio engavetada

Começa hoje o Carnaval de Salvador, em seu local original e com proposta de vinda pra Boca do Rio engavetada

16 de fevereiro de 2023 Off Por Marcelo Garcia

Presidente da Saltur, Isaac Edington diz que, por enquanto, festa deve continuar na Barra, mas não descarta mudança num futuro próximo

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: divulgação

presidente da Saltur, Isaac Edington

Depois de dois anos de muita ansiedade, após a fase mais crítica da pandemia do Covid-19, o Carnaval está de volta e, para acalmar o coração dos foliões que amam o circuito Barra-Ondina, o presidente da Saltur, Isaac Edington, afirmou que a festa deve continuar no tradicional percurso. Causa de muita repercussão no ano passado, a troca da folia para a orla da Boca do Rio está engavetada, mas o presidente não descarta a possibilidade da mudança. “É super bem-vinda em algum momento futuro. Porém, houve discussão muito acalorada […] acabou indo até para contexto político. Neste momento vai estar engavetada”, avalia.

Quando o prefeito Bruno Reis falou a primeira vez sobre a possibilidade dessa mudança, muito se falou se a Boca do Rio teria condições de receber um evento dessa magnitude, por problemas de infraestrutura, como a degradação do trecho da orla que receberia o evento, além de outras situações como os índices de violência que subiram no bairro, acompanhando os demais bairros de Salvador. A prefeitura anunciou a requalificação completa da orla da cidade, entre a Boca do Rio e Patamares, resolvendo assim, boa parte do problema de infraestrutura que era questionado. Porém, mesmo assim, os comentários maliciosos continuaram, levantando a possibilidade de ser apenas preconceito com um bairro popular, recebendo o maior carnaval do Brasil.

Em entrevista exclusiva ao Boca do Rio Magazine, ainda durante o Festival Virada Salvador, Isaac falou sobre esse preconceito que existe sobre a Boca do Rio e que houve resistência até em trazer a festa de réveillon para o bairro.

“Quando decidimos trazer o réveillon para a Boca do Rio, houve uma tentativa de resistência. As pessoas falavam sobre violência, etc… Porém, nunca aconteceu uma situação grave, muito pelo contrário, essa mudança pra cá é coberta de exito, coroou ainda mais a festa. Sempre falei que era necessário parar o preconceito com a Boca do Rio, porque é um bairro de Salvador numa posição estratégica, que produz, tem sua produção cultural, com comércio forte, uma grande população… então não é certo pessoas que nem frequentam a Boca do Rio falar esse tipo de coisa. O Festival Virada Salvador nunca teve nenhum tipo de problema e outros eventos também que fazemos aqui. Acho que é preciso parar com esse preconceito, porque a Boca do Rio merece, sim, respeito”, enfatizou.

Sobre a proposta de mudança do carnaval, o presidente da Saltur disse que, por enquanto, não existe mais discussão sobre o assunto. “Hoje, a proposta de vinda do carnaval para a Boca do Rio está engavetada. É preciso ampliar a discussão sobre esse assunto, porém, é inevitável essa mudança, uma vez que o circuito Barra-Ondina não comporta mais a quantidade de pessoas dispostas a curtir o carnaval de Salvador”.

Boca do Rio Magazine BDRM

Carnaval 2023
A Saltur estima público superior a 800 mil no Carnaval deste ano. Com mais de mil atrações gratuitas na festa, sendo 600 nos circuitos e 400 nos palcos e bairros, algumas apresentações de bairro ainda estão sendo concluídas. Para 2023, o presidente da Saltur destaca os projetos no Centro Histórico como principal novidade. A região abriga o palco inédito Axé Pelô. Donas do Som – palco exclusivo para mulheres, com participação da cantora Karol Conká – e a Praça Castro Alves recebe Afrocidade, Baco Exu do Blues e também Carlinhos Brown com Àttooxxá.