Comissão dos EUA acusa Brasil de abrigar bases militares da China
5 de março de 2026Relatório do Congresso americano aponta que estação na Bahia e laboratório na Paraíba podem ter uso militar pelo exército chines
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Legion-media.ru / CFOTO / Sipa USA

Um relatório divulgado por uma comissão do Congresso dos EUA acusa Brasil de hospedar instalações espaciais chinesas com potencial uso militar nesta quinta (05). O documento foca em locais situados na Bahia e na Paraíba.
Os deputados americanos afirmam que a China opera uma rede integrada de dupla utilização na América Latina. Segundo o texto, essas bases fortalecem a capacidade de Pequim de monitorar e interromper operações militares de adversários.
A Estação Terrestre de Tucano, na Bahia, é citada como peça estratégica dessa rede de vigilância. O acordo, firmado em 2020, envolve a startup Alya Nanossatélites e a empresa chinesa Beijing Tianlian Space Technology.

O Congresso americano demonstra temor com a perda da hegemonia militar sobre a região. Os congressistas tratam o continente como “esfera de influência” de Washington e classificam a área como o “quintal dos fundos” dos Estados Unidos.
Além da Bahia, o relatório aponta um laboratório de radioastronomia na Serra do Urubu, na Paraíba. Os parlamentares alegam que os sensores podem identificar sinais de equipamentos militares estrangeiros e instrumentos de guerra eletrônica.
O grupo recomenda que o governo de Donald Trump estabeleça metas para eliminar essa infraestrutura do hemisfério ocidental. No Brasil, a Câmara dos Deputados já solicitou explicações ao Ministério da Defesa sobre o caso. EUA acusa Brasil



