
Eleição para escolha de diretores e vices das escolas municipais acontece nesta quinta (5)
5 de dezembro de 2024Processo eleitoral acontece na própria escola onde o aluno está matriculado, com horários adaptados ao funcionamento de cada unidade
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Jefferson Peixoto (Secom/PMS)

Nesta quinta (5), mais de 150 mil pessoas das comunidades escolares municipais terão a oportunidade de participar do processo eleitoral para a escolha de diretores e vice-diretores das unidades de ensino. A votação, que abrangerá todas as escolas da rede municipal, é um momento de grande envolvimento democrático, com alunos a partir de 12 anos, pais ou responsáveis, e servidores das escolas participando ativamente do processo.
O pleito será realizado nas próprias unidades escolares, com horários adaptados ao funcionamento de cada escola: das 8h às 18h nas escolas de dois turnos e das 8h às 20h para as de três turnos. A organização e acompanhamento do processo estão sob a responsabilidade da CEC (Comissão Eleitoral Central), das GREs (Gerências Regionais de Educação) e da CEE (Comissão Eleitoral Escolar), que também conduzirão a apuração dos votos junto aos fiscais das chapas.

Os resultados das eleições serão divulgados ainda no mês de dezembro, com a nomeação dos eleitos marcada para as semanas seguintes. A posse oficial dos diretores e vice-diretores eleitos ocorrerá no início do ano letivo de 2025, marcando o início de um novo ciclo de gestão escolar para o biênio 2025/2027.
O processo de consulta é uma importante ferramenta de participação cidadã dentro da comunidade escolar, promovendo um maior engajamento de alunos, pais e servidores na gestão das unidades de ensino. Essa iniciativa reforça a importância do diálogo e da transparência na escolha dos gestores, que terão o papel de conduzir as escolas rumo a novos avanços educacionais.