Embasa afirma que região da Boca do Rio está com fornecimento de água quase normalizado

Embasa afirma que região da Boca do Rio está com fornecimento de água quase normalizado

25 de outubro de 2024 Off Por Marcelo Garcia

Maioria dos imóveis já começou a receber água nesta quinta-feira (24) e a previsão é que seja totalmente normalizado em até 72 horas

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Pexels

O fornecimento de água começou a ser retomado, de forma gradativa, desde a noite de quarta-feira (23), nos 60 bairros de Salvador abastecidos pelas estações de tratamento do Parque da Bolandeira, após a conclusão de um conjunto de manutenções preventivas e algumas ações corretivas emergenciais.

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a maioria dos imóveis já começou a receber água nesta quinta-feira (24) e a previsão é que o sistema esteja totalmente normalizado no prazo máximo de 72 horas após a retomada.

O retorno é gradativo, porque para chegar até os imóveis, a água leva um tempo para percorrer quilômetros de rede ao sair dos reservatórios de distribuição, localizados em diferentes pontos da cidade. Quando os reservatórios estão enchendo novamente e o nível ainda está baixo, o sistema não consegue ter pressão suficiente para abastecer os pontos mais altos da rede. Por isso, os locais em áreas mais altas costumam demorar mais para ter o fornecimento de água regularizado.

Boca do Rio Magazine BDRM

Outros fatores que podem interferir no tempo de regularização são:

  • a posição do imóvel em relação à rede distribuidora (quem está no final da rede também precisa aguardar mais);
  • a existência de ligações clandestinas (que tiram água da rede sem informar à Embasa, dificultando a pressurização das tubulações);
  • as características do imóvel, pois aqueles com mais de um pavimento equipados com caixa d’água no térreo com bomba para elevar água até a caixa d´água superior, conseguem abastecer rapidamente os pavimentos superiores.
  • Enquanto o fornecimento não estiver completamente regularizado, as pessoas podem solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, mediante informação do número de matrícula, pelos canais de atendimento ao cliente: telefone 0800 0555 195, WhatsApp (71) 99717-0999, atendimento virtual e pontos presenciais.

A prioridade do atendimento com carro-pipa será dada a hospitais e postos de saúde.

Veja abaixo as áreas em regularização:

  • Acupe;
  • Amaralina;
  • Arenoso;
  • Arraial do Retiro;
  • Barbalho;
  • Barra;
  • Barreiras;
  • Barris;
  • Brotas;
  • Boca do Rio;
  • Cabula;
  • Cabula VI;
  • Calabetão;
  • Calçada;
  • Caminho das Árvores;
  • Campinas de Brotas;
  • Candeal;
  • Canela;
  • Centro;
  • Chapada do Rio Vermelho;
  • Cidade Nova;
  • Cosme de Farias;
  • Costa Azul;
  • Curuzu;
  • Doron;
  • Engenho Velho da Federação;
  • Engenho Velho de Brotas;
  • Engomadeira;
  • Federação;
  • Garcia;
  • Graça;
  • Horto Florestal;
  • IAPI;
  • Imbuí;
  • Itaigara;
  • Jardim Armação;
  • Jardim Santo Inácio;
  • Luiz Anselmo;
  • Liberdade;
  • Mata Escura;
  • Matatu;
  • Narandiba;
  • Nazaré;
  • Nordeste de Amaralina;
  • Novo Horizonte;
  • Ondina;
  • Patamares;
  • Pau Miúdo;
  • Pernambués;
  • Pero Vaz;
  • Piatã;
  • Pituaçu;
  • Pituba;
  • Resgate;
  • Retiro;
  • Rio Vermelho;
  • Saboeiro;
  • Santa Cruz;
  • Santa Mônica;
  • São Gonçalo;
  • Saramandaia;
  • Sussuarana;
  • Stiep;
  • Tancredo Neves;
  • Vale das Pedrinhas;
  • Vila Laura.