
Embasa afirma que região da Boca do Rio está com fornecimento de água quase normalizado
25 de outubro de 2024Maioria dos imóveis já começou a receber água nesta quinta-feira (24) e a previsão é que seja totalmente normalizado em até 72 horas
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Pexels

O fornecimento de água começou a ser retomado, de forma gradativa, desde a noite de quarta-feira (23), nos 60 bairros de Salvador abastecidos pelas estações de tratamento do Parque da Bolandeira, após a conclusão de um conjunto de manutenções preventivas e algumas ações corretivas emergenciais.
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a maioria dos imóveis já começou a receber água nesta quinta-feira (24) e a previsão é que o sistema esteja totalmente normalizado no prazo máximo de 72 horas após a retomada.
O retorno é gradativo, porque para chegar até os imóveis, a água leva um tempo para percorrer quilômetros de rede ao sair dos reservatórios de distribuição, localizados em diferentes pontos da cidade. Quando os reservatórios estão enchendo novamente e o nível ainda está baixo, o sistema não consegue ter pressão suficiente para abastecer os pontos mais altos da rede. Por isso, os locais em áreas mais altas costumam demorar mais para ter o fornecimento de água regularizado.

Outros fatores que podem interferir no tempo de regularização são:
- a posição do imóvel em relação à rede distribuidora (quem está no final da rede também precisa aguardar mais);
- a existência de ligações clandestinas (que tiram água da rede sem informar à Embasa, dificultando a pressurização das tubulações);
- as características do imóvel, pois aqueles com mais de um pavimento equipados com caixa d’água no térreo com bomba para elevar água até a caixa d´água superior, conseguem abastecer rapidamente os pavimentos superiores.
- Enquanto o fornecimento não estiver completamente regularizado, as pessoas podem solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, mediante informação do número de matrícula, pelos canais de atendimento ao cliente: telefone 0800 0555 195, WhatsApp (71) 99717-0999, atendimento virtual e pontos presenciais.
A prioridade do atendimento com carro-pipa será dada a hospitais e postos de saúde.
Veja abaixo as áreas em regularização:
- Acupe;
- Amaralina;
- Arenoso;
- Arraial do Retiro;
- Barbalho;
- Barra;
- Barreiras;
- Barris;
- Brotas;
- Boca do Rio;
- Cabula;
- Cabula VI;
- Calabetão;
- Calçada;
- Caminho das Árvores;
- Campinas de Brotas;
- Candeal;
- Canela;
- Centro;
- Chapada do Rio Vermelho;
- Cidade Nova;
- Cosme de Farias;
- Costa Azul;
- Curuzu;
- Doron;
- Engenho Velho da Federação;
- Engenho Velho de Brotas;
- Engomadeira;
- Federação;
- Garcia;
- Graça;
- Horto Florestal;
- IAPI;
- Imbuí;
- Itaigara;
- Jardim Armação;
- Jardim Santo Inácio;
- Luiz Anselmo;
- Liberdade;
- Mata Escura;
- Matatu;
- Narandiba;
- Nazaré;
- Nordeste de Amaralina;
- Novo Horizonte;
- Ondina;
- Patamares;
- Pau Miúdo;
- Pernambués;
- Pero Vaz;
- Piatã;
- Pituaçu;
- Pituba;
- Resgate;
- Retiro;
- Rio Vermelho;
- Saboeiro;
- Santa Cruz;
- Santa Mônica;
- São Gonçalo;
- Saramandaia;
- Sussuarana;
- Stiep;
- Tancredo Neves;
- Vale das Pedrinhas;
- Vila Laura.