Escola que homenageou Lula amarga último lugar na apuração do Carnaval do Rio

Escola que homenageou Lula amarga último lugar na apuração do Carnaval do Rio

18 de fevereiro de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Acadêmicos de Niterói aparece na lanterna do Grupo Especial e corre risco de rebaixamento após desfile polêmico

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: REUTERS/Tita Barros

Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou Lula, aparece em último lugar na apuração do Carnaval 2026. Confira a pontuação parcial e as chances de rebaixamento.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que gerou intenso debate nacional ao levar a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Marquês de Sapucaí, enfrenta um cenário crítico na apuração das notas nesta Quarta-Feira de Cinzas (18). Segundo dados parciais registrados às 17h, a agremiação ocupa o último lugar na tabela de classificação.

Com 205,2 pontos acumulados até o momento, a escola de Niterói está matematicamente sem chances de brigar pelo título do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O desempenho técnico nos quesitos iniciais, como Enredo e Comissão de Frente, comprometeu a pontuação final, isolando a azul e branco na lanterna da competição.

Risco de Rebaixamento e Notas Técnicas
O desfile, intitulado “Em Niterói, o Amor Venceu o Medo”, dividiu opiniões desde a sua concepção. Na avenida, problemas de evolução e acabamento em algumas alegorias foram notados pelos jurados, refletindo-se nas notas baixas que a escola vem recebendo ao longo da leitura das notas na Cidade do Samba.

Até o fechamento desta parcial, a Acadêmicos de Niterói luta agora para evitar o rebaixamento para a Série Ouro. A leitura dos quesitos decisivos, como Samba-enredo e Evolução, deve definir se a agremiação conseguirá ultrapassar as concorrentes diretas na parte de baixo da tabela ou se retornará ao grupo de acesso em 2027.

Repercussão na Avenida
Apesar da baixa pontuação técnica, o desfile contou com a presença do presidente Lula e da primeira-dama Janja em um camarote oficial, além de ter sido marcado por manifestações políticas das arquibancadas. No entanto, o “fervor” popular não se traduziu em notas nos mapas dos jurados, que mantêm rigor técnico sobre a plástica e a harmonia da escola.

A apuração continua em tempo real e a definição oficial sobre o rebaixamento deve ocorrer nas próximas horas.

Foto: Reprodução/TV Globo