Estudos que definirão nova tarifa da passagem de ônibus da capital, devem ser concluídos esse mês, diz Semob

Estudos que definirão nova tarifa da passagem de ônibus da capital, devem ser concluídos esse mês, diz Semob

9 de julho de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Sem adiantar valor, secretário de mobilidade reforça expectativa de revisar tarifa de ônibus ainda em julho

Fonte: Bahia Notícias | Foto: Secom PMS

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) aguarda a conclusão dos estudos de revisão tarifária para implementar o novo valor da passagem do transporte público. Isso foi o que afirmou o titular da pasta, Fabrizzio Müller, durante entrevista coletiva realizada na manhã da última sexta-feira (7).

A perspectiva é de que esta fase seja concluída até o fim do mês. “A previsão é de que a Arsal [Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador] finalize os estudos de revisão tarifária até o final de julho”, alegou o gestor.

Segundo Müller, o atual modelo de custeio do sistema de ônibus coletivo, baseado no pagamento pelo usuário, tem se mostrado ineficiente em todo o Brasil. “Isso é uma discussão que vem sendo tratada em todas as cidades brasileiras, buscando como se adequar os contratos existentes a uma nova realidade, buscando soluções e trazendo, de repente, recursos extratarifários e extraorçamentários para poder custear o transporte público”, disse.

Na visão do secretário de Mobilidade, o advento de outros modais como o metrô não impactam negativamente na operação dos meios concedidos pela Prefeitura de Salvador. São de responsabilidade do município, dentre outros sistemas o Integra, o BRT e o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC) – conhecido popularmente pelos “amarelinhos”.

“O crescimento do metrô não agrava, não atrapalha. Muito pelo contrário, ele traz benefícios para a população. A gente quer novos modais, queremos modais interligados. O que precisa ser discutido é a tarifa de integração entre os modais, para que seja uma repartição justa e que atenda a todas as necessidades”, acrescentou.