Fechado há quase 10 anos, destino do antigo Centro de Convenções da Bahia pode estar próximo de definição

Fechado há quase 10 anos, destino do antigo Centro de Convenções da Bahia pode estar próximo de definição

30 de junho de 2024 1 Por Marcelo Garcia

Local pode, finalmente, ser alienado após a resolução de um longo processo jurídico e uma série de acordos trabalhistas que evitaram a penhora do espaço

Fonte: BNews / Foto: Mauro Akin Nassor (Correio)

A novela acerca do destino do antigo Centro de Convenções da Bahia (CCB) está mais próxima de um desfecho. Já sem abrigar grandes eventos, a estrutura foi interditada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) no dia 20 de maio de 2015, após a constatação da falta de projeto e equipamentos de incêndio e pânico, como também de manutenção predial.

O local, que viu parte de sua fachada desabar em setembro de 2016 – “forçando” o Governo da Bahia a desmontar sua estrutura -, pode, finalmente, ser alienado após a resolução de um longo processo jurídico encabeçado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Após uma série de acordos trabalhistas que evitaram a penhora do Centro de Convenções, a PGE informou ao BNews, na última quinta-feira (27), que firmou acordo com todos os reclamantes do processo judicial em que foi penhorado o Centro de Convenções do Estado da Bahia. Em consequência, por determinação da Justiça, foi realizado o cancelamento da penhora que recaía sobre o imóvel.

“Os juízes das Varas de Ilhéus e da 34ª Vara do Trabalho de Salvador enviaram ofícios de cancelamento para os cartórios envolvidos com a questão, garantindo a regularização da situação”, informou o órgão.

Com isso, o Centro de Convenções agora está passando por um processo para regularização fundiária. Basicamente, a tramitação consiste num conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização e à titulação do imóvel.

Em nota, a Secretaria Administração (Saeb), por meio da Superintendência de Patrimônio do Estado (Supat), esclareceu que o trâmite está sendo realizado junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Boca do Rio Magazine BDRM

“A Superintendência de Patrimônio do Estado (Supat) esclarece que o Centro de Convenções da Bahia (CCB) está passando por tramitação para regularização fundiária, junto ao Cartório de Registro de Imóveis. O estado está providenciando a documentação solicitada para finalizar a averbação do referido imóvel”, afirmou a pasta por meio de nota.

Avaliado em mais de R$ 300 milhões, o empreendimento foi chamado de “crise gigantesca”, pelo ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), que afirmou, em 2021, que o Centro de Convenções deveria cair no colo do próximo governador – no caso, Jerônimo Rodrigues (PT).

No entanto, tempos depois, Rui orquestrou uma tentativa – fracassada – de levar o Centro a leilão, sendo aprovado pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em 2021.

O Ministério Público da Bahia (MPBA) sinalizou, à época, que o Governo da Bahia havia anunciado a venda por R$ 150 milhões, mas não apresentou um planejamento detalhado sobre a proposta de venda.

O BNews questionou a Casa Civil sobre o destino do Centro de Convenções. A pasta sinalizou já ter tomado conhecimento dos trâmites realizados pela PGE e se comprometeu a enviar um posicionamento.