Feira Elas que Produzem movimenta a Comunidade Kolping Boca do Rio com empreendedorismo feminino
8 de novembro de 2025Evento acontece neste sábado (8) e reúne mulheres negras e periféricas em dia de formação vendas e fortalecimento comunitário
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Repórter Maceio

A Comunidade Kolping, na Boca do Rio, recebe neste sábado (8), a Feira Elas que Produzem, uma iniciativa dedicada a fortalecer o empreendedorismo feminino, especialmente entre mulheres negras, periféricas e em situação de vulnerabilidade social. O evento acontece das 9h às 16h, com entrada gratuita, e é realizado pelo Instituto Social Bahia Viva, com apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Política Pública para Mulheres.
A feira faz parte do Projeto Social Elas que Produzem, que busca impulsionar a autonomia financeira, produtiva e criativa de mulheres que muitas vezes encontram barreiras para acessar oportunidades no mercado. A programação reúne empreendedoras de diferentes segmentos, como gastronomia, moda, artesanato e beleza, oferecendo um espaço de visibilidade, vendas e conexão com novos públicos.
Mais do que um ambiente de comercialização, a Feira Elas que Produzem se propõe a ser um espaço de formação e transformação social. Ao longo do dia, as participantes terão acesso a oficinas de marketing digital e comunicação para negócios, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e ampliando suas perspectivas de crescimento.

Leia também: Confira a grade de atrações do Festival Virada Salvador 2026
Leia também: Seguem as vendas do camarote do Festival Virada Salvador 2026
.
De acordo com o Instituto Social Bahia Viva, a expectativa é impactar diretamente pelo menos 60 mulheres, gerando efeitos positivos também em suas famílias e comunidades.
“Nosso objetivo é dar visibilidade e fortalecer as redes produtivas femininas, mostrando que as mulheres periféricas e negras são potência e estão prontas para ocupar seu espaço no desenvolvimento econômico local”, afirma a coordenação do projeto.
A iniciativa integra as ações do Instituto Social Bahia Viva, que atua em projetos voltados à inclusão social, geração de renda, acesso à educação, cultura, saúde e justiça. A proposta reafirma o compromisso da entidade com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e a inclusão produtiva.
O evento conta com a parceria da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, CUT Bahia e do Boca do Rio Magazine, reforçando a articulação entre sociedade civil, instituições comunitárias e comunicação local.
A feira é aberta ao público e convida moradores da Boca do Rio e região a conhecer, apoiar e valorizar o trabalho dessas empreendedoras. Uma oportunidade de incentivar redes produtivas femininas e fortalecer o desenvolvimento comunitário por meio da economia solidária.



