Ilê Aiyê escolhe neste sábado (28) a Deusa do Ébano 2023; moradora da Boca do Rio está na disputa

Ilê Aiyê escolhe neste sábado (28) a Deusa do Ébano 2023; moradora da Boca do Rio está na disputa

28 de janeiro de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Jamile Santos é moradora da Rua Simões Filho e concorre pela segunda vez ao título do “mais belo dos belos”

Fonte: Redação Boca do Rio Magazine | Foto: Jefferson Dias

O bloco afro Ilê Aiyê realiza neste sábado (28), a partir das 20h, a 42ª Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Neste ano, Jamile Santos, moradora da Rua Simões Filho, na Boca do Rio, concorre, mais uma vez, ao título do “mais belo dos belos”.

Com o tema “Iroko é Liberdade – Um espetáculo para festejar o tempo”, a festa vai promover reencontros musicais e homenagear os centenários de Mãe Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê, e de Agostinho Neto, herói nacional de Angola, além de fazer uma reverência à memória de Sérgio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Beleza Negra, que faleceu no último domingo (22).

A grande expectativa do público é acompanhar a seleção da nova Deusa do Ébano, mas a proposta do evento também é fazer um espetáculo de música preta brasileira, que vai mexer com a memória e o coração de muitas gerações.

Neste ano, pela segunda vez (que nós temos ciência) uma moradora da Boca do Rio concorrerá ao título de Deusa do Ébano. Jamile Fátima de Oliveira Santos, de 35 anos, conta que concorreu pela primeira vez em 2018. Desde muito pequena a sua mãe já era apaixonada pelo Ilê, e todos os carnavais estava lá junto com a sua irmã, mas Jamile tinha fobia ao carnaval, então ficava mais em casa. Sua mãe sempre falava “Minha filha, quero muito que você seja a Deusa do Ébano”, logo depois ao seu falecimento, Jamile criou um amor pelo bloco afro.

Iniciou aula de dança afro, e foi assim que começou a ter uma proximidade maior com o bloco. Hoje, trabalha como recepcionista de hospital e também está finalizando o curso de eventos no IFBA. “Estar naquele lugar, entre aquelas mulheres, me fez sentir mais especial, sendo referência para a minha filha de 8 anos, para meus sobrinhos e as mulheres da minha família, realmente me faz sentir representante” diz a finalista. 

Boca do Rio Magazine BDRM

Novidades na edição de 2023
Com o intuito de fortalecer a beleza da voz e do posicionamento da mulher preta baiana, nesta edição todas as candidatas poderão ser ouvidas em depoimentos que serão exibidos durante a noite, integrados ao conteúdo do espetáculo.

A apresentação da 42ª Noite da Beleza Negra será de Arany Santana, Val Benvindo e Sandro Telles. O trio conduzirá o desfile das candidatas.

O evento vai marcar ainda a despedida da atual rainha Gleicy Ellen Teixeira que, em caráter inédito, reinou por três anos devido a não realização do concurso por dois anos consecutivos devido à pandemia da Covid-19. É ela que passa o manto para aquela que será a Deusa do Ébano 2023 e que, com o posto, assume a responsabilidade de levar a beleza e os princípios do Ilê Aiyê para os palcos da Bahia, do Brasil e do mundo.

SERVIÇO | 42ª Noite da Beleza Negra
– Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Direta do Curuzu, s/n, Liberdade
– Quando: 28 de janeiro (sábado)
– Horário: a partir das 20h
– Atrações musicais: Band’Aiyê e Afrocidade
– Ingressos: de R$ 100 a R$ 300. Compra através da Bilheteria Digital (clique aqui para acessar)