
JMEV EV2 chega ao Brasil como carro elétrico mais barato do mercado
17 de abril de 2026 Off Por Marcelo GarciaVeículo focado em uso urbano aposta em simplicidade e preço baixo para atrair motoristas de aplicativo e frotistas
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Divulgação/JMEV

A marca chinesa JMEV estreou no mercado nacional com a proposta de vender o carro elétrico mais barato do Brasil por R$ 70 mil. O modelo, fruto de uma parceria com a E-Motors, foca na economia extrema para uso urbano e entregas. A chegada, porém, causou um mal-estar com a Kia Corporation devido ao uso de siglas registradas.
O conflito surgiu porque a gigante coreana já possui os direitos sobre as nomenclaturas “EV2” e “EV3”, utilizadas pela representante da JMEV no país. A Kia notificou a operação brasileira, alegando que os nomes fazem parte de sua estratégia global. O CEO da E-Motors, Mercídio Givisiez, confirmou que as siglas serão alteradas imediatamente para evitar disputas judiciais.
Originalmente, o veículo JMEV EV2 foi projetado para atender o mercado de autoescolas, oferecendo um sistema inédito que simula o câmbio manual. A ideia era reduzir os custos operacionais dos Centros de Formação de Condutores, que gastam valores altos com manutenção. Com mudanças nas regras de habilitação, o produto foi reposicionado para o consumidor final.
Com apenas 3,5 metros de comprimento, o compacto JMEV EV2 possui dimensões semelhantes às de modelos populares tradicionais, transportando até quatro ocupantes. Ele oferece 200 km de autonomia e 45 cv de potência, priorizando o deslocamento básico entre dois pontos. Itens como ar-condicionado digital e direção elétrica já estão inclusos no pacote de entrada.

A manutenção promete ser outro diferencial, já que motores elétricos possuem cerca de 90% menos componentes mecânicos que sistemas a combustão. A primeira revisão é prevista apenas após um ano de uso, focando em itens básicos como freios e suspensão. A empresa está credenciando oficinas independentes para garantir o suporte técnico aos novos clientes.
A fabricante faz parte do grupo Jiangling Motors, que mantém parcerias globais importantes com marcas como a Ford. O primeiro lote de 300 unidades importadas já foi totalmente comercializado, demonstrando alta demanda por veículos sustentáveis acessíveis. No futuro, a meta é realizar a montagem dos kits no Brasil para ampliar a escala de vendas.
Além do modelo de entrada JMEV EV2, a linha contará com uma versão mais potente e de maior autonomia, o JMEV EV3, custando cerca de R$ 100 mil. O foco da operação nacional é democratizar o acesso à mobilidade elétrica, deixando a sofisticação de lado em favor da funcionalidade. O mercado aguarda agora os novos nomes que substituirão as siglas contestadas pela marca Kia.
Sobre o Autor
Fundador do Boca do Rio Magazine, estudante de Comunicação e Marketing pela UNIFACS, CEO e diretor de arte na Novo Mundo Agência e Comunicação e morador da Boca do Rio há mais de 20 anos



