Lista dos beneficiários com CNHs gratuitas será divulga nessa quarta (23) pelo Governo do Estado

Lista dos beneficiários com CNHs gratuitas será divulga nessa quarta (23) pelo Governo do Estado

22 de julho de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Programas são para estudantes da rede pública estadual e população de baixa renda

Fonte: G1 Bahia / Foto: Tatiana Fortes

A lista com os nomes dos beneficiários dos programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, que vão permitir que a população de baixa renda tenha acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação no estado, será divulgada na quarta-feira (23), no site do governo (clique aqui para acessar).

As inscrições foram de 16 a 30 de junho. Segundo o governo do estado, os contemplados também serão avisados através de mensagens no aplicativo WhatsApp, informado na inscrição.

Na tarde de segunda-feira (21), os critérios técnicos para seleção e escolha dos beneficiários dos programas foram apresentados ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Auditoria Geral do Estado (AGE).

Além de representantes dos três órgãos, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) também participaram da apresentação mostrando o passo a passo do processo, além da comissão intersetorial.

O “CNH na Escola” e o “CNH da Gente” atenderão:

  • estudantes do ensino médio, da educação profissional e tecnológica da rede pública estadual;
  • população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Boca do Rio Magazine BDRM

As iniciativas oferecem acesso gratuito à primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados. Para participar, os interessados deveriam atender a critérios como:

  • ter mais de 18 anos;
  • saber ler e escrever;
  • morar na Bahia.

Os estudantes menores de 17 anos também poderão iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro.

De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, serão 12 mil vagas disponíveis. Confira abaixo o detalhamento:

  • Duas mil para estudantes do ensino médio da rede pública estadual;
  • Cinco mil destinadas a estudantes da SEC (18+), inscritos no programa Bolsa Presença;
  • Mil vagas para o programa Bahia pela Paz, destinado a jovens e 50 vagas para atendimento as famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus;
  • Além de 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.

O programa “CNH da Gente” é uma iniciativa de inclusão social que oferece o curso de formação de condutor, para as categorias “A” ou “B”, gratuitamente a candidatos de baixa renda em todo o estado.

Já o “CNH na Escola” visa dar acesso à formação técnico-téorica aos estudantes do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual.