Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família em Salvador podem ter o benefício cortado; saiba o que fazer

Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família em Salvador podem ter o benefício cortado; saiba o que fazer

23 de novembro de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Regularização do cadastro depende de apresentação de documentos e acompanhamento de saúde

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Roberta Aline (MDS)

Foto: Lyno Santos (MDS)

Mais de 60% dos beneficiários do Bolsa Família em Salvador ainda não realizaram o acompanhamento de saúde obrigatório e podem ter o benefício bloqueado ou suspenso. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dos 479.174 moradores convocados para a 2ª vigência de 2025, apenas 172.852 compareceram às unidades de saúde, o equivalente a 36,07% do público previsto.

O procedimento inclui verificação do cartão de vacinação, avaliação nutricional de crianças e adolescentes e acompanhamento pré-natal de gestantes. Sem esse monitoramento, o benefício pode ser interrompido pelo governo federal.

Leia também: Confira a grade de atrações do Festival Virada Salvador 2026
Leia também: Seguem as vendas do camarote do Festival Virada Salvador 2026
.

De acordo com Nailza Barbosa, técnica de referência do Bolsa Família na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o acompanhamento vai além do cumprimento de uma exigência. “Estamos intensificando nossas ações para alcançar todas as famílias. Esse processo é uma oportunidade de promover cuidado, prevenir doenças e assegurar que crianças, gestantes e mulheres tenham acesso ao que precisam dentro da atenção básica”, afirmou.

Para atualizar a situação, o beneficiário deve procurar a unidade de saúde mais próxima com documentos pessoais, cartão do Bolsa Família, caderneta da criança ou cartão da gestante. A SMS reforça que a prioridade no atendimento é para gestantes, crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos.