Bocadorriense Manuellita Hermes volta a ser cotada para ocupar uma vaga no STF
3 de novembro de 2025Jurista baiana nascida e criada na Boca do Rio, teve, novamente, o nome lembrado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Nascida e criada na Boca do Rio, em Salvador, a jurista Manuellita Hermes volta a ser um dos nomes cogitados para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a segunda vez que a baiana tem o nome lembrado para o mais alto cargo do Judiciário brasileiro, reforçando o reconhecimento nacional por sua trajetória acadêmica e jurídica.
Manuellita passou a infância no bairro, morando nas imediações do Clube dos Médicos e na Rua Clemente Mariani, locais que marcaram suas memórias afetivas. Ela iniciou os estudos na Escola Horas Alegres, onde cursou até a 2ª série, e seguiu no Colégio Apoio, unidade da Boca do Rio, até concluir a 8ª série, antes de seguir o caminho que a levaria ao mundo jurídico e acadêmico.
Atualmente morando em Brasília, Manuellita se tornou uma referência nacional no meio jurídico. Doutora e professora universitária, tem sua atuação marcada pela defesa da justiça social, da equidade racial e de políticas públicas mais inclusivas.

Leia também: Confira a grade de atrações do Festival Virada Salvador 2026
Leia também: Seguem as vendas do camarote do Festival Virada Salvador 2026
.
Em entrevista ao Boca do Rio Magazine, a jurista falou sobre o sentimento de ter seu nome novamente lembrado para o STF: “Sinto-me extremamente honrada pela lembrança do meu nome pela segunda vez para o Supremo Tribunal Federal. É uma forma de demonstrar que o esforço, o estudo e a dedicação ecoam em algum momento. Um inegável recibo da minha trajetória. Sou verdadeiramente grata por tudo o que estou vivendo.”
Para os moradores da Boca do Rio, ver o nome de uma filha do bairro entre os cotados para o mais importante tribunal do país é motivo de orgulho. Mais do que uma conquista individual, a trajetória de Manuellita Hermes simboliza o poder transformador da educação e o potencial que nasce dentro das comunidades de Salvador.
A aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso reacendeu o debate sobre renovação na Corte e sobre a necessidade de uma indicação que reflita maior diversidade de gênero e raça. Diversas entidades estão pressionando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a escolha recaia sobre uma mulher, e destacam o nome de Manuellita Hermes como uma das candidatas mais qualificadas para a vaga.



