Obras da nova orla da Boca do Rio alcançam 70% de conclusão

Obras da nova orla da Boca do Rio alcançam 70% de conclusão

14 de julho de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Previsão é que a intervenção seja entregue ainda este ano e possui investimento de R$ 135 milhões

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Enio Santos (Boca do Rio Magazine)

Com obras avançadas, a requalificação da orla de Pituaçu já chega a 70% de conclusão. Na manhã da última quarta-feira (10), gestores municipais vistoriaram cerca de 3,5 km do trecho entre a Boca do Rio até Piatã, passando por Pituaçu, Patamares e Jaguaribe. A intervenção será entregue ainda este ano e possui investimento de R$ 135 milhões.

Nas proximidades do Food Park, na Boca do Rio, por exemplo, já foram concluídas a recuperação de estacionamentos públicos, da pavimentação em concreto e de pedra portuguesa, assim como dos passeios, ciclovia, das quadras poliesportiva e dos campos de futebol – um deles ganhou grama sintética. O mesmo trecho já conta também com reforço no paisagismo após a finalização de plantio de gramado e mudas de restinga.

Dentre os equipamentos urbanos a serem implantados para a região estão 25 quiosques, sendo 13 unidades para utilização como bares e restaurantes, seis para venda de coco verde e seis para baianas de acarajé. Parte dessas estruturas já foi erguida. Além disso, o projeto contempla a construção de unidades de academias ao ar livre, parques infantis, novas quadras de beach tênis, além de uma contenção em alvenaria de pedra.

Boca do Rio Magazine BDRM

Para atender questões de acessibilidade, lazer e serviços comerciais, a requalificação envolve a construção de calçadões e rampas de acesso integradas. Prevê ainda a implantação de um parque linear com jardim através de uma passarela interligada ao Parque de Pituaçu. Na prática, toda a obra proporcionará melhora na mobilidade, com adequações viárias na orla marítima para conforto de pedestres, ciclistas e automóveis.

A requalificação da orla de Pituaçu teve o projeto urbanístico elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A Superintendência de Obras Públicas (Sucop) é a responsável por supervisionar a execução dos serviços.