
Obras de requalificação do Parque de Pituaçu já tem previsão de entrega
23 de janeiro de 2025Projeto visa modernizar a infraestrutura, preservando o patrimônio ambiental
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Matheus Lemos (Ascom Sema/Inema)

Com um aporte de R$ 25 milhões, a primeira etapa da revitalização do Parque de Pituaçu, em Salvador, foi iniciada em dezembro de 2024, com previsão de conclusão até o final do primeiro semestre de 2025. O projeto inclui a criação de um bicicletário para 250 bicicletas na entrada do parque e quatro pontos de apoio ao longo da ciclovia de 15 quilômetros, visando modernizar a infraestrutura e oferecer mais segurança e lazer aos visitantes, preservando o patrimônio ambiental.
Bernadete Argolo, gestora do parque, destacou que as melhorias estão sendo feitas com o mínimo impacto possível na rotina dos frequentadores, permitindo que continuem aproveitando áreas como piqueniques, quiosques e trilhas sensoriais. A proposta é aprimorar o espaço enquanto se mantém a qualidade no atendimento ao público.

A revitalização também prevê a recuperação integral da ciclovia e a implantação de 5 quilômetros de calçadas para pedestres. Já a segunda etapa do projeto, que está em estudo, será focada na recuperação da lagoa menor do parque. José Nilton, fiscal da Conder, reforçou que o objetivo é entregar um espaço mais seguro e revitalizado, respeitando a biodiversidade local e promovendo o bem-estar de todos.
Além disso, as obras buscam atrair novos públicos e valorizar o potencial ecológico e recreativo do parque. Com essas intervenções, o Parque de Pituaçu será transformado em um ambiente ainda mais moderno e acessível, fortalecendo sua posição como um dos principais espaços verdes da capital baiana.