Pescadores artesanais terão linha de crédito com juros a partir de 3% ao ano

Pescadores artesanais terão linha de crédito com juros a partir de 3% ao ano

18 de janeiro de 2022 0 Por Marcelo Garcia

O intuito é contribuir para o desenvolvimento da economia nas regiões próximas à costa, rios e lagos.

Fonte: Redação | Foto: Depositphotos

Foto: Boca do Rio Magazine

Foi lançada na última quarta (12), pela Caixa Econômica Federal, no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Jair Bolsonaro, uma nova linha de crédito para pescadores artesanais, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O crédito pode ser direcionado para o investimento ou custeio da atividade pesqueira. O intuito é contribuir para o desenvolvimento da economia nas regiões próximas à costa, rios e lagos.

Publicidade

A linha de crédito é operacionalizada pela Caixa Econômica Federal. Os pescadores artesanais vão ter acesso a financiamento com taxa de juros a partir de 3% ao ano. O prazo para pagamento é de até 12 meses na modalidade de custeio da atividade pesqueira e de até 120 meses para quem contrata os recursos para investimento.

Publicidade

No custeio, é possível contratar até R$ 250 mil e o recurso pode ser utilizado para financiamento das despesas de pesca e da conservação das embarcações e equipamentos. Para investimento, o pescador pode financiar até R$ 200 mil para aquisição e reforma de máquinas e equipamentos e para construção ou ampliação de benfeitorias.

Covid-19: Uso de máscara é parte...