Prefeitura capacita ambulantes que atuarão no Festival Virada Salvador

Prefeitura capacita ambulantes que atuarão no Festival Virada Salvador

27 de dezembro de 2023 Off Por Sara Cristina

Curso será realizado nesta quarta-feira, às 8h

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Nesta quarta-feira (27), os 900 ambulantes designados para atuar no Festival Virada Salvador 2024 passaram por um processo de capacitação e receberam os kits de apoio e higiene essenciais para participar da maior festa gratuita de Réveillon do país. A ação foi realizada no Ginásio de Esportes Estação Cidadania, situado na Rua da Ilha, em Itapuã, sendo coordenada pela Secretaria de Ordem Pública de Salvador (Semop).

A capacitação abrange os ambulantes que realizaram o cadastro e atenderam aos critérios estabelecidos pelo novo sistema de cadastramento digital da Semop, projetado para aqueles interessados em realizar atividades comerciais nas festividades populares da capital baiana. Após a análise e aprovação das solicitações, 900 indivíduos foram escolhidos para participar da capacitação e, consequentemente, atuar nos eventos programados.

O principal objetivo da iniciativa é preparar os ambulantes para atuarem no evento, seguindo princípios básicos, respeitando os patrocinadores – cujas bebidas só podem ser comercializadas a partir das marcas autorizadas, conforme explicou o diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho.  

“Aqui eles também receberam informações sobre o comportamento dos trabalhadores, da proibição de trabalho infantil, do acolhimento para crianças, filhos deles, da parceria com o Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública, dentre outros temas. Todos foram lembrados da importância desse processo, respeitando as regras da Semop sobre permissões e proibições, para que possamos ter um ambiente seguro para todos, garantindo mais um Festival Virada Salvador de muito sucesso”, destacou Carvalho. 

A ambulante Luciene Galiza, de Paripe, vai atuar pela segunda vez no festival e espera superar este ano as vendas de 2022. “A proposta que nos trouxeram aqui é de muita melhoria para nós, como a possibilidade de renovar o estoque durante a festa. É uma boa expectativa para um bom trabalho, com uma estrutura muito boa e que dá para fazer um dinheiro legal”. 

Elisabete do Espírito Santo, 49 anos, e moradora do Rio Sena, também atuará pela segunda vez na festa. “Percebi que este ano está ainda mais organizado, com muitas melhorias em relação ao ano passado. Acho muito importante a questão do acolhimento infantil e, também, a possibilidade de comprar o estoque dos patrocinadores com antecedência, o que facilita a organização e economia. Além disso, a expectativa para as vendas é muito boa”. 

Distribuição dos kits – Os kits serão distribuídos a partir das 8h desta quinta-feira (28), na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, e são compostos por dois isopores, coletes, kits higiênicos, com escova e pasta dental, sabonetes, protetores solares e um banco para trabalho e descanso dos ambulantes além de uma tabela de produtos que devem e podem ser vendidos durante a festa.  

Para pegar o material, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que este ano foi isento de pagamento e documento de identidade. Cópias não serão aceitas.  

Fiscalização – Durante o Festival Virada Salvador, a Semop terá 250 colaboradores, incluindo agentes de fiscalização e salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar). Não será permitida a venda em carros de mão, fogareiros, ou embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças. Essas devem ser substituídas por descartáveis.