
Prefeitura vai criar linha semelhante ao “BRT” saindo da Pituba ao aeroporto
6 de janeiro de 2024BRS, serviço rápido de ônibus, vai atuar na orla de Salvador e deve começar a operar no segundo semestre deste ano
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Bruno Concha (Secom/PMS)

O BRS (serviço rápido de ônibus) vai começar a operar nas regiões da Orla Atlântica e da Avenida Dorival Caymmi no segundo semestre de 2024. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (5), pelo secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Müller, ao Portal A TARDE.
O líder da pasta adiantou ao A TARDE que os ônibus já foram encomendados e que a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vai realizar intervenções na rota para preparar o início da operação.
Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta (5) o prefeito Bruno Reis acrescentou que o corredor do BRS já foi concluído e a previsão para o início das obras é até fevereiro.
“Já temos recursos assegurados e agora mais tardar eme fevereiro começam as obras que vão levar até a Av Orlando Gomes, por toda orla Salvador”, disse o gestor durante evento de inauguração da nova Rua Valmir Huspel, na Boca do Rio.
Müller, que também estava presente no encontro, detalhou que o BRS é um sistema de transporte de ônibus que utilizará vias já existentes, mas com faixas prioritárias. “Em alguns pontos específicos, com maior demanda, a gente vai repetir o modelo de algumas estações para facilitar o embarque e pré-embarque e tem tudo para ser um sistema que vai trazer muito conforto para as pessoas que vão pegar a orla desde a Lapa até o Aeroporto pela Dorival Caymmi.”

Siga o Boca do Rio Magazine no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta? Mande WhatsApp para (71).9277-9279 e nos insira nos seus grupos!
.
Fabrizzio continuou explicando que a ideia é que o BRS siga o trajeto com um ônibus do mesmo padrão do BRT “com conforto e ônibus modernos”, dando uma ideia de continuidade entre os sistemas.
Conforme adiantado pelo A TARDE, na quinta-feira (4), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), já iniciou os processos de desapropriação, notificando oficialmente todos os proprietários de imóveis que precisarão ceder algum espaço para a passagem das vias exclusivas para ônibus do BRS.
O secretário explicou que as desapropriações são poucas e servirão para ampliar as vias da orla, de duas faixas de pista para três.
“As poucas desapropriações que têm são exatamente naquele trecho do restaurante Ki-Mukeka, mas não tem impacto nenhum na operação deles. São pedaços pequenos de terrenos, em regra na frente das propriedades. A gente precisa de três faixas de pista e, nessa região da orla, na maior parte, temos apenas duas”, justificou o titular da Semob.
Ainda no evento, o prefeito falou sobre as alterações e ressaltou que as obras já estão encaminhadas. “Vamos iniciar as obras, em alguns pedaços de esquinas de ruas que nós vamos precisar desapropriar e essas negociações já estão em curso.”
O que adianta ônibus brt se nos domingos eles fecham a orla e a gente q trabalha p lado de Villas do Atlântico ficamos nos pontos e os ônibus não passam.
Vilas é Lauro de Freitas kkk outra prefeitura ,que por sinal só tem espeluncas chamadas de ônibus e ninguém reclama
A prefeitura sustentado no gogô essa esse trambolho inútil no meio da cidade que só serve para mostrar o quanto o interesse privado de financiadores de campanha serve para prejudicar a vida da população de Salvador. Estressante esse sistema caro e sem nexo do brt
A prefeitura de Salvador cortou as linhas intermunicipais para não concorrer com as empresas de ônibus Salvador que pois sinal servia muito bem aos soteropolitanos com frequência regular nos pontos de ônibus. Agora quer enfiar na goela da população esse sistema de BRT que é um equivoco que só foi útil para os interessados na sua implantação. Transporte público tem que ser público e não lucro de financiadores de campanha eleitoral