Marcelo Garcia defende o fortalecimento do jornalismo comunitário em audiência pública na ALBA

Marcelo Garcia defende o fortalecimento do jornalismo comunitário em audiência pública na ALBA

29 de outubro de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Marcelo Garcia, fundador do Boca do Rio Magazine e atual presidente da Rede MIDICOM destacou a importância das mídias de bairro na construção de uma comunicação democrática, plural e livre do sensacionalismo

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine)

.

Durante a audiência pública sobre Direito à Comunicação e Democracia, realizada nesta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a partir de uma solicitação do deputado Marcelino Galo, o presidente da Rede MIDICOM, Marcelo Garcia, teve um momento de fala marcante, destacando o papel fundamental do jornalismo comunitário na construção de uma comunicação mais democrática e representativa.

Em sua fala, Marcelo ressaltou que os veículos de comunicação comunitária desempenham um papel essencial dentro das comunidades, dando visibilidade ao que a grande mídia frequentemente ignora e atuando como ferramentas de transformação social e cidadania. Ele destacou ainda que a Rede MIDICOM, que reúne dezenas de portais e coletivos de comunicação de bairros de Salvador e Região Metropolitana, é um exemplo de organização coletiva e colaborativa, onde cada veículo contribui para fortalecer o outro.

“A Rede MIDICOM mostra que é possível fazer comunicação de qualidade, com compromisso social e pertencimento. Somos uma grande rede que se apoia, que forma novos comunicadores e que leva informação com verdade, sem o sensacionalismo que ainda domina parte da mídia tradicional”, afirmou o presidente.

Marcelo também ressaltou o trabalho da rede na formação de jovens estudantes de jornalismo, que encontram nos veículos comunitários um espaço de prática e aprendizado, facilitando o ingresso no mercado de trabalho e construindo novas gerações de comunicadores comprometidos com seus territórios.

Em sua fala, ele reforçou a esperança de que os governos municipais, estaduais e federais reconheçam o valor e a força das mídias comunitárias, apoiando institucionalmente e financeiramente esses veículos.

Leia também: Confira a grade de atrações do Festival Virada Salvador 2026
Leia também: Seguem as vendas do camarote do Festival Virada Salvador 2026
.

“O que queremos é reconhecimento. Que o poder público entenda que comunicar é um direito, e que os veículos comunitários são meios legítimos e potentes para chegar à população. A valorização dessas iniciativas é o caminho para um jornalismo mais livre, humano e democrático”, concluiu.

A presença da Rede MIDICOM na audiência reforça o compromisso da entidade com a defesa da comunicação como direito humano, com o fortalecimento das vozes periféricas e com a construção de um ecossistema de mídia mais plural e inclusivo na Bahia.

Sobre a Rede MIDICOM
Fundada em 2015, a Rede de Mídias Comunitárias de Salvador (Rede MIDICOM) reúne atualmente mais de 30 veículos de comunicação popular que atuam em diferentes bairros da capital e Região Metropolitana, em múltiplos formatos, como portais de notícia, rádios e TVs comunitárias, podcasts e mídias digitais.

A Rede tem como missão democratizar a comunicação, fortalecer o jornalismo comunitário e formar novos comunicadores, promovendo uma mídia feita por e para as comunidades, com foco em cidadania, cultura e desenvolvimento social.