Problemas para Ceni: Bahia confirma dois desfalques de peso para decisão na Libertadores

Problemas para Ceni: Bahia confirma dois desfalques de peso para decisão na Libertadores

20 de fevereiro de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Kanu e David Duarte não se recuperam e Tricolor terá que manter zaga improvisada na Fonte Nova

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

Bahia confirma desfalques de Kanu e David Duarte para o jogo de volta na Libertadores. Rogério Ceni aposta em Gabriel Xavier para reverter o placar.
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

A preparação para o jogo de volta na Libertadores começou com notícias nada animadoras para a torcida tricolor. Após perder a invencibilidade na temporada de 2026 com a derrota por 1 a 0 para o O’Higgins, no Chile, o técnico Rogério Ceni confirmou que o sistema defensivo continuará fragilizado para o confronto decisivo. Os zagueiros Kanu e David Duarte, que já estavam sob cuidados médicos, não terão condições de jogo para a partida de quarta-feira, na Arena Fonte Nova.

Com isso, a dupla Gabriel Xavier e Ramos Mingo terá a missão de segurar o ataque chileno e evitar que o sonho da Glória Eterna seja interrompido precocemente na segunda fase preliminar.

O cenário para este jogo de volta na Libertadores exige uma mudança drástica de postura. O desempenho no Chile foi classificado pelo próprio Rogério Ceni como “desastroso”, especialmente durante a primeira etapa, onde o time se mostrou vulnerável às bolas longas e aos duelos físicos. Gabriel Xavier, que recebeu críticas por sua atuação individual, foi defendido publicamente pelo treinador, que ressaltou a dificuldade de marcar o centroavante adversário e pediu confiança ao jovem defensor, que completa sua quinta temporada como profissional no clube.

Ceni enfatizou que, apesar da noite abaixo da média de várias peças individuais, a manutenção da estrutura defensiva atual é a única alternativa viável no momento, dada a permanência dos titulares no departamento médico.

Para avançar diretamente à próxima fase do torneio continental, o Esquadrão de Aço precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Caso vença por apenas um gol, a decisão será levada para as cobranças de pênalti. A estratégia de Ceni para o jogo de volta na Libertadores inclui o uso de um time completamente reserva no compromisso deste sábado (21), contra o Atlético de Alagoinhas, pelo Campeonato Baiano.

O objetivo é garantir que os principais jogadores estejam descansados e focados exclusivamente na reversão do placar internacional. A expectativa interna é que o “caldeirão” da Fonte Nova jogue junto com a equipe para superar as dificuldades defensivas e o cansaço emocional da primeira derrota do ano.