Rede MIDICOM e Agência Comunicativa articulam lançamento do 3º Mapeamento de Mídias Comunitárias de Salvador

Rede MIDICOM e Agência Comunicativa articulam lançamento do 3º Mapeamento de Mídias Comunitárias de Salvador

13 de maio de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Iniciativa é considerada uma ferramenta fundamental para reconhecer o papel das mídias locais na construção de narrativas próprias e na promoção da cidadania nos territórios

Fonte: Redação

Representantes da Rede MIDICOM – Rede de Mídias Comunitárias de Salvador – estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (13) com Moisés Brito, sócio-diretor da Agência Comunicativa, para alinhar os detalhes do lançamento do 3º Mapeamento de Veículos de Comunicação Comunitários da capital baiana.

Previsto para o segundo semestre deste ano, o mapeamento tem como principal objetivo identificar, valorizar e dar visibilidade às diversas experiências de comunicação popular que atuam nos bairros periféricos de Salvador. Durante a reunião, foram discutidos aspectos logísticos da produção do evento de lançamento, bem como estratégias de mobilização e engajamento dos coletivos e veículos envolvidos.

Estiveram presentes representantes de diferentes iniciativas de comunicação comunitária que integram a Rede MIDICOM, como Marcelo Garcia e Nick Lyrio, do Boca do Rio Magazine; Eric Pereira, do Itapuã City; Paulo Almeida, do Bairro da Paz News; Rafael Souza e Laira Nunes, do InfoStella; Gabriela Oliveira, do São Cristóvão City News; e Joaldo Santana, representante de Castelo Branco. A diversidade de participantes reforça o compromisso da rede em contemplar múltiplas vozes e territórios da cidade.

A iniciativa é considerada uma ferramenta fundamental para reconhecer o papel das mídias locais na construção de narrativas próprias e na promoção da cidadania nos territórios. Para Marcelo Garcia, presidente da Rede MIDICOM e fundador do Boca do Rio Magazine, o mapeamento é um marco para a comunicação popular da cidade:

“A comunicação comunitária é essencial para dar voz aos territórios que historicamente foram silenciados. O 3º Mapeamento de Mídias Comunitárias de Salvador é mais do que um levantamento técnico — é um reconhecimento da força e da importância dos coletivos e veículos que constroem, todos os dias, a informação a partir das periferias. Essa parceria com a Agência Comunicativa vem para fortalecer ainda mais nossa atuação, ampliando a visibilidade das iniciativas locais e consolidando uma rede colaborativa que acredita na democratização da comunicação como ferramenta de transformação social”, destacou.

O encontro marca mais um passo importante na consolidação de parcerias que buscam ampliar o alcance das vozes das comunidades e fortalecer uma rede ativa e articulada de comunicação popular em Salvador.