Ressaca pós-São João: nutricionistas dão dicas para depois do período das festas

Ressaca pós-São João: nutricionistas dão dicas para depois do período das festas

27 de junho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Duas especialistas da Boca do Rio falam sobre tipos de ressaca, sucos ‘detox’ e a importância da hidratação e atividades físicas no período pós-festas.

Fonte: Redação | Foto: Arquivo

É normal que em períodos de festa a gente extrapole um pouco, seja bebendo ou comendo. Depois da folia, a maioria das pessoas já conhece a ressaca de bebida, mas sabia que existe ressaca de comida também?

A nutricionista Nilda Conceição, que faz atendimentos online e gerencia grupos de emagrecimento exclusivo para mulheres, conversou com nossa equipe, explicando mais sobre os dois tipos de ressaca. Já Larissa Alvarez, nutricionista na empresa Mania de Nutrii, que fica localizada na Rua do Bargaço, deu algumas dicas para um ‘detox’ eficiente no processo de voltar para a rotina.

“As festas juninas assim como as demais são momentos pontuais das nossas vidas, são importantes, agente precisa participar e a comida culturalmente está envolvida em tudo. O que a gente não pode fazer é transformar essas exceções de (comidas calóricas, bebidas e noites mal dormidas) em rotina”, destaca Nilda Conceição.

Nilda Conceição

A especialista detalha ainda que a ressaca alcoólica acontece por conta da ingestão em excesso de álcool, no dia seguinte os sintomas comuns são enjoo, dor de cabeça, cansaço. Já a ressaca por comida também pode ter enjoo, inchaço, dores de cabeça, além de falta de apetite e trânsito intestinal lento. [veja dicas para se recuperar dos dois tipos de ressaca no final desta matéria].

Detox

Larissa Alvarez

Larissa Alvez destaca que frutas e outros alimentos a base de água, como abacaxi, melancia, limão, melão, pepino e água de coco são excelentes para ‘repor’ nutrientes e ‘limpar’ o organismo.

No entanto que de fato determina se um suco é eficiente ou não como ‘detox’ é qual o objetivo está sendo buscado por quem consome.

“Por exemplo, se uma pessoa que não gosta de saladas, pode tomar um suco verde (batido e tomado na hora) preservando nutrientes e sem adição de açúcares. Após o São João, um suco com frutas de baixa carga glicêmica e diuréticas são ótimas, porque hidratam, tem ação digestiva; baixas calorias e repõem minerais”, explica.

Ela reforça ainda que, para quem comeu muito, “o ideal é voltar à rotina alimentar saudável habitual e beber água com frequência”.

“Manter-se hidratado é fundamental e poucos fazem isso principalmente quando está frio”, destaca. Para saber quanto de água uma pessoa precisa consumir por dia, a especialista ensina um cálculo simples:

Peso ideal x 40 ml

Ou seja, uma pessoa que tem peso ideal de 60 kg deve multiplicar o valor por 40 ml, devendo consumir idealmente 2,4 litros de líquidos por dia. Não é somente água: “hidratação pode está incluso o consumo de: caldos, sucos, sopas, frutas”, detalha. No entanto, pelo menos 1 litro do consumo diário de líquido deve ser de água.

Por último, mas não menos importante, a especialista destaca que é fundamental retomar a pr´ática de atividades físicas, já que em períodos de festas e férias é normal acabar deixando um pouco de lado. Movimentar o corpo ajuda a manter a saúde, desde que respeitando os próprios limites e com acompanhamento de especialistas.

Resumão

O que deve ser feito depois da festa de São João é voltar rapidamente para uma rotina saudável:
✅Alimentação equilibrada
✅Noites bem dormidas
✅atividade física

Dicas para curar a ressaca, tanto alcoólica como a ressaca de comida:

✅Aumentar a ingestão de água
✅água de coco, suco detox, água com gás também ajudam, mas não substituem a água
✅Frutas diuréticas: melancia, melão, abacaxi, pera
✅chá de boldo é um trufo para auxiliar o fígado a desintoxicar o organismo
✅Na de comida pesada, no dia seguinte refeições leves (salada, grelhados, frutas)