Rodoviários podem disponibilizar 30% da frota de ônibus com catraca livre durante greve em Salvador

Rodoviários podem disponibilizar 30% da frota de ônibus com catraca livre durante greve em Salvador

24 de maio de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Nova reunião será realizada nesta quarta (24) na sede do TRT-5, entre a categoria e o sindicato empresarial

Fonte: Bahia Notícias / A Tarde | Foto: Shutterstock

Dirigente do Sindicato dos Rodoviários, o vereador Tiago Ferreira (PT) afirmou que a categoria pode disponibilizar 30% da frota de ônibus durante uma possível greve, contando que o transporte público de Salvador seja realizado em “catraca livre”. Ao Bahia Notícias, o edil contou que o sindicato “possui disposição” para adotar a medida, mas que precisaria do amparo do Poder Judiciário.

“Nós temos disposição de colocar 30% da frota na rua, desde que seja catraca livre. Se o Poder Judiciário acatar, nós faremos. Isso foi um pleito, inclusive, dos vereadores da base do prefeito. Nós sempre colocamos, não tem base legal, mas se o Poder Judiciário determinar, nós vamos acatar”, afirmou Tiago Ferreira.

A prefeitura afirmou que está otimista que vai ocorrer um acordo na reunião a ser realizada na manhã de quarta (24) na sede do TRT-5, entre a categoria e o sindicato empresarial.

Mais cedo, uma reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA) terminou com a permanência da greve por parte dos rodoviários.

Na segunda (22), após o encontro entre as duas partes, os 15 itens em discussão foram reduzidos para nove. Na sessão desta terça (23), esse número caiu para cinco tópicos, considerados essenciais:

  • Reajuste Salarial
  • Compensação
  • Renovação da CNH
  • Jornada Parcial
  • Valor do Ticket Refeição