Rodoviários recusam proposta de reajuste e definirão greve nesta quarta (15)

Rodoviários recusam proposta de reajuste e definirão greve nesta quarta (15)

15 de maio de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Categoria reivindica reposição da inflação e ganho real de 4% sobre os salários, reajuste de 10% em cima do ticket-alimentação e vale-transporte com integração ao metrô

Fonte: Redação (Boca do rio Magazine) / Foto: Marcelo Garcia (Boca do rio Magazine)

Em um impasse que se arrasta por semanas, empresários do sistema de transporte público em Salvador propuseram um reajuste de 1,24% no salário dos trabalhadores, após reunião com líderes sindicais na manhã desta terça-feira (14/5). Anteriormente, a proposta era de 1,13% e, assim como a atual, foi recusada pelo Sindicato dos Rodoviários.

O presidente da entidade, Fábio Primo, disse que o valor negociado não será aceito. Nesta quarta-feira (15), às 15h, a diretoria do sindicato fará uma reunião para decidir se haverá ou não greve da categoria. “As rodadas de negociação com os empresários já acabaram”, ressalta ele.

Boca do Rio Magazine BDRM

A categoria reivindica a reposição da inflação e ganho real de 4% sobre os salários, reajuste de 10% em cima do ticket-alimentação, hoje em R$ 25, e vale-transporte com integração ao metrô. Atualmente, o cartão que os trabalhadores usam para se deslocar para o trabalho só permite acesso aos ônibus.

Além disto, os rodoviários cobram “correção” de supostos casos de assédio moral promovidos por uma das empresas que compõem o Consórcio Integra.

Mais cedo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou sobre a situação. O político cobrou “responsabilidade e juízo” dos trabalhadores e alertou que uma paralisação pode afetar ainda mais o quadro, que já é grave. “Eles precisam ter responsabilidade, juízo e compreender as dificuldades que hoje vive o transporte público no Brasil. E em Salvador não é diferente”.