Salvador é sede da Copa do Mundo de Robôs até o próximo domingo (20)
15 de julho de 2025Evento acontece no Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, e será aberto ao público a partir da próxima quinta-feira (17)
A revolta tem relação com a proposta de mudança de vínculo de trabalho dos profissionais. Cerca de 500 médicos que atendem nas unidades de saúde vão perder seus contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até o dia 31 deste mês, após o fim do contrato com o INTS.
O contrato firmado entre a pasta estadual e o INTS possui oito anos. Cerca de 500 médicos atuam nos cinco hospitais como CLT, mas, com o fim do acordo, o governo do estado não ofereceu o mesmo vínculo de trabalho aos profissionais. Eles, agora, estão sujeitos à contratação via PJ, que não oferece benefícios como 13º salário e licença-maternidade, por exemplo.
A RoboCup2025 consiste em uma série de provas nas quais equipes projetam e programam robôs para executar tarefas inspiradas em desafios do cotidiano. Todos os robôs devem operar de forma autônoma, sem qualquer intervenção humana.
As categorias incluem simulações de tarefas domésticas, futebol de robôs, resgate, entre outras atividades. Além do Brasil, que é a maior delegação da competição com 45 equipes, Alemanha, China, Estados Unidos e Japão irão trazer, juntas, 74 times para a competição.
A RoboCup acontece a cada edição em um país. Em 2024, foi realizado em Eindhoven, na Holanda, e a próxima edição será na Coreia do Sul.

