Salvador enfrenta semana de mau tempo com chuva, ventos fortes e ondas de até 2,5 metros
3 de setembro de 2025Inmet e Codesal alertam para chuvas fortes e temperaturas mais baixas
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Eduardo Barbosa/TV Bahia

Salvador e outras 28 cidades baianas iniciaram a semana sob alerta de mau tempo, com previsão de chuvas frequentes, ventos fortes e risco de ressaca no litoral. Segundo a Marinha do Brasil, entre quarta-feira (3) e quinta-feira (4), a faixa costeira entre a capital e Alagoas pode registrar ondas de até 2,5 metros, resultado da atuação de um sistema de alta pressão no oceano.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que a instabilidade é causada pela presença de cavados em altitude, somados a ventos úmidos vindos do Atlântico. A quarta e a quinta devem ser os dias mais críticos, com até 80% de chance de chuva, rajadas de vento que podem chegar a 36 km/h e temperaturas mínimas de 19 °C, um frio incomum para esta época do ano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso de acumulado de chuva válido para a capital, Região Metropolitana, Sul e Centro-Sul da Bahia, com previsão de até 50 mm em um único dia. Apesar do baixo risco, há possibilidade de alagamentos e pequenos deslizamentos. A orientação é observar sinais em encostas, evitar o uso de aparelhos ligados à tomada e acionar a Defesa Civil (199) ou os Bombeiros (193) em caso de emergência.
A Marinha reforça que navegantes devem acompanhar os avisos de mau tempo no site da força naval e nos aplicativos Previsão Ambiental Marinha (PAM) e Boletim ao Mar.