Salvador monta operação de acolhimento e proteção durante o réveillon 2025/2026 e o Festival Virada Salvador
27 de dezembro de 2025Conselho Tutelar, Salvador Acolhe e serviços de atendimento à mulher atuam de forma integrada nos grandes eventos de fim de ano
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine)

A Prefeitura de Salvador montou uma ampla rede de proteção e acolhimento para atuar durante o réveillon 2025/2026 e o Festival Virada Salvador, com ações voltadas à garantia de direitos de crianças, adolescentes e mulheres que estarão na Arena O Canto da Cidade e em outros pontos estratégicos da capital.
Durante o período do Réveillon, o Conselho Tutelar de Salvador estará atuando em regime especial, com atendimento ininterrupto entre os dias 26 e 31 de dezembro, das 8h às 20h, em pontos estratégicos da cidade. A operação é coordenada por Andréa Helma Santos Borges, que destaca que o esquema reforçado tem como objetivo garantir a proteção integral de crianças e adolescentes durante os festejos, ampliando a presença dos conselheiros e assegurando respostas rápidas em situações de risco ou violação de direitos.
Os atendimentos do Conselho Tutelar estarão distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Na Boca do Rio, o atendimento será realizado na Escola Municipal União Caridade e Abrigo, localizada na Rua Heitor Dias, nº 2, com contatos específicos para o período diurno e noturno. Haverá ainda equipes atuando na Arena Boca do Rio, no Largo da Barroquinha e em Cajazeiras, ampliando a cobertura para diferentes regiões da capital.
Paralelamente, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude implementa, entre os dias 25 e 31 de dezembro, a ação Salvador Acolhe. O serviço é voltado para filhos de ambulantes cadastrados e catadores oficializados que irão trabalhar durante o Festival da Virada e não têm com quem deixar crianças e adolescentes sob os cuidados de familiares ou responsáveis.
O Salvador Acolhe conta com 120 vagas e atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. O espaço oferece cuidado, proteção e acompanhamento, contribuindo para reduzir a exposição de crianças e adolescentes a situações de risco e violência durante grandes eventos na cidade.
Outro reforço importante na estrutura de proteção será o funcionamento, entre os dias 27 e 31 de dezembro, do Posto Avançado do Centro de Atenção à Mulher na Arena O Canto da Cidade. O local poderá ser acionado em casos de violência de gênero, incluindo violência sexual, doméstica, familiar ou íntima. As mulheres atendidas serão acolhidas por uma equipe psicossocial especializada e, quando necessário, encaminhadas à rede de cuidado e proteção.
Além disso, a Casa da Mulher Brasileira seguirá funcionando normalmente durante todo o período dos festejos, com atendimento 24 horas por dia. O equipamento oferece acolhimento psicossocial, atendimento policial e jurídico, além de outros serviços essenciais da rede de proteção, garantindo rapidez e integração nos encaminhamentos.
Em casos de denúncia de violência contra a mulher, também está disponível o Botão Lilás, por meio do WhatsApp, no número 71 98791-3420, ampliando os canais de acesso ao atendimento e à proteção.
Com essas iniciativas integradas, a Prefeitura de Salvador reforça o compromisso com a proteção social durante o Réveillon e o Festival Virada Salvador, garantindo que a maior festa popular de fim de ano do país aconteça com mais segurança, cuidado e respeito aos direitos de crianças, adolescentes e mulheres.




