Salvador pode ganhar nova festa pré-Carnaval na Orla de Pituaçu em 2027

Salvador pode ganhar nova festa pré-Carnaval na Orla de Pituaçu em 2027

19 de fevereiro de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Prefeitura descarta criação de um novo circuito no carnaval, mas projeta evento na Nova Orla de Pituaçu

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Daniel Bagdeve

Prefeito Bruno Reis anuncia projeto de novo evento de pré-Carnaval na Orla de Pituaçu, em Salvador. Veja detalhes sobre a nova festa e o balanço do Carnaval 2026.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS

O sucesso do Carnaval de Salvador em 2026, que atraiu mais de 12,5 milhões de pessoas, já faz a gestão municipal planejar os próximos passos para a folia. Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Bruno Reis revelou que a capital baiana poderá ganhar um novo evento de pré-Carnaval, com foco na região da Nova Orla de Pituaçu.

Durante entrevista coletiva no Circuito Osmar (Campo Grande), o prefeito foi questionado sobre a criação de um quarto circuito oficial para aliviar a superlotação do Barra-Ondina e do Centro. Embora tenha descartado a mudança de local das atrações tradicionais, Bruno confirmou que há um projeto em análise para a orla de Pituaçu.

Diferente dos circuitos oficiais gratuitos, o novo projeto está sendo articulado por um grupo de empresários e concessionários da região. “Pode surgir um novo evento, tem aí um grupo de empresários, também os concessionários da Orla Nova, discutindo a possibilidade de fazer em outra data, um outro evento, um evento privado com a Prefeitura apoiando”, revelou.

O objetivo é aproveitar a infraestrutura moderna da Nova Orla de Pituaçu para criar uma opção festiva antes do início oficial da folia, nos moldes do que já acontece com o Fuzuê e o Furdunço, mas em uma localização geográfica diferente.

A necessidade de expandir o calendário se justifica pelos dados recordes deste ano. Salvador registrou um aumento significativo na chegada de turistas em todos os setores:

  • Aeroporto: +17% de passageiros;
  • Rodoviária: +10% de movimento;
  • Porto (Cruzeiros): +13% de turistas.

Ao todo, a cidade ofereceu mais de 2,3 mil horas de música em 2026. Segundo Bruno Reis, a estratégia para 2027 e os anos seguintes, será “fortalecer o que está dando certo”, mantendo o prestígio dos circuitos tradicionais enquanto se abre espaço para iniciativas privadas que ajudem a descentralizar a movimentação turística na cidade.