Secretaria da Educação do Estado entrega quase 150 mil tablets para estudantes do Ensino Médio

Secretaria da Educação do Estado entrega quase 150 mil tablets para estudantes do Ensino Médio

18 de março de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Outros equipamentos devem ser disponibilizados, ao longo deste ano, para atender novas demandas da rede estadual

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Luiz Carrera (SEC/BA)

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) fará, nesta segunda (18), a entrega de 148.804 tablets para estudantes do 2º ano do Ensino Médio de toda Bahia, cujo investimento foi de R$ 159.815.496. Em Ilhéus, um ato, às 9h, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Árleo Barbosa, com a presença da titular da pasta, Adélia Pinheiro, vai marcar o início da entrega dos equipamentos, que já virão com chip ativado e aplicativos para estudo instalados.

Ciente das transformações e dos desafios que surgem com as novas tecnologias, a SEC reconhece a importância de incorporar dispositivos digitais nas salas de aula. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas alinhadas com o atual contexto tecnológico e comprometidas com a promoção da inclusão digital.

Os aplicativos pedagógicos instalados nos tablets atendem os diferentes eixos do conhecimento: – Matemática (Calculadora Gráfica, Geometria e Geogebra);

  • Português e Libras (Dicio, FioLibras, Hand Talk, Jamboard e Google tradutor);
  • Empreendedorismo (Canva, Escola Virtual Gov, Notas de Keep, Planilhas, Adobe Scan, Agenda, Documentos, Drive e Meet);
  • Estratégias de Comunicação (Cap Cut, Câmera, Youtube e VLC);
  • Outras Palavras (Duolingo e Google Tradutor);
  • Conhecendo a Bahia (Maps e Google Earth);
  • Jogos Pedagógicos (Scratch e Kahoolt!).
Boca do Rio Magazine BDRM

Esta é a segunda etapa de entrega de tablets destinados às escolas da rede. Em 2023, os primeiros 5 mil equipamentos chegaram às unidades escolares baianas e foram utilizados com foco no Programa da Gestão da Aprendizagem.

Outros equipamentos serão disponibilizados, ao longo deste ano, para atender novas demandas da rede estadual, como a implantação do Diário de Classe Digital, que permitirá melhor acompanhamento da vida escolar dos alunos e adoção de estratégias para melhorar seu desempenho.