Chuva causa alagamentos e deslizamentos de terra na Boca do Rio e bairros vizinhos

Chuva causa alagamentos e deslizamentos de terra na Boca do Rio e bairros vizinhos

24 de abril de 2020 0 Por Marcelo Garcia

Ao todo, a Codesal registrou 334 ocorrência até as 17h desta quinta (23)

Fonte: Redação | Foto: Redes Sociais

A forte chuva que caiu em Salvador na última quinta (23) causou transtornos por toda a cidade. Segundo a Codesal, até às 17 horas de ontem, foram registradas 334 notificações à Defesa Civil de Salvador.

Na região da Boca do Rio, os efeitos da chuva foram registrados em vários pontos. Nossa equipe recebeu registros de alagamentos nas proximidades do final de linha da Boca do Rio, na Rua da Vala, Rua Hélio Machado, Rua Simões Filho, Rua Novo Paraíso, Rua Dom Eugênio Sales, Alto do São Francisco, Jardim Imperial.

https://www.instagram.com/p/B_UpVYjA_Wo/

Na comunidade da Irmã Dulce, um deslizamento de terra deixou os moradores com medo. Segundo eles, o problema só aconteceu devido à uma obra irregular em um campo de futebol que foi construído em um terreno particular. Alguns moradores da parte de baixo do barranco precisaram sair de suas casa pelo risco de novo desabamento. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

https://www.instagram.com/p/B_U_LbHAqBN/

Outro deslizamento de terra atingiu a comunidade do Barreiro, na Rua da Mangueira, atrás dos prédios do Marback. Uma pessoa ficou ferida, mas sem gravidade.

Deslizamento no Barreiro

Em Pituaçu, a queda de um muro de contenção de uma encosta assustou os moradores de um condomínio. O desabamento atingiu um veículo que estava estacionado e deixou uma árvore em situação de risco de desabamento. Ninguém ficou ferido.

Durante chuva forte, muro desaba e atinge carro em condomínio de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Desabamento de muro em Pituaçu

Os transtornos também foram registrados na região do Conjunto Guilherme Marback. Os moradores afirmam que esse alagamento está acontecendo em decorrência de uma obra realizada pela Prefeitura de Salvador para fechar uma cratera que surgiu na Rua Jaime Sapolnick há cerca de duas semanas.

Foto do leitor Paulo Soares
Alagamento no Conjunto Guilherme Marback

No Imbuí, o condomínio Vilas do Imbuí, a área ficou totalmente coberta pela água, deixando os moradores ilhados dentro das casas. Esse alagamento também atingiu a Unidade Básica de Saúde do Bate facho que foi inaugurada recentemente.

Alagamento na UBS do Imbuí

Esse alagamento também atingiu a região do Bate Facho devido ao transbordamento do canal que passa pelo local. Segundo a Codesal, a altura da água chegou a 1,20. Diversos moradores tiveram seus imóveis invadidos pela água.

Alagamento no Bate Facho

E, em meio a todo esse transtorno, alguns moradores, como forma de protesto, foram para as ruas alagadas, fazer uma espécie de festa ou comemoração. Essa atitude foi criticada por muitas pessoas pois estamos em meio à uma pandemia por coronavírus, além do risco de doenças como leptospirose. Outras, justificaram a atitude. “Nós vivemos nessa situação desde sempre e nunca adoecemos. Nenhuma autoridade nunca fez nada por nós, moradores do Bate Facho. Nunca olharam pra nós. Quem sabe fazendo isso, a gente consiga um pouco da atenção de nossos governantes”, disse um dos comentários na publicação.

https://www.instagram.com/p/B_Vnh6TgRqH/