Empresários da Boca do Rio se reúnem para fundar a associação comercial do bairro

Empresários da Boca do Rio se reúnem para fundar a associação comercial do bairro

18 de janeiro de 2020 1 Por Marcelo Garcia

O objetivo é buscar melhorias para o comércio local e pro bairro como um todo

Fonte: Redação | Foto: Marcelo Garcia (Redação)

Comércio do final de linha da Boca do Rio | Foto: Google

Na última quarta (15), um grupo de empresários da Boca do Rio se reuniu para discutir a situação atual do comércio local e o Boca do Rio Magazine foi convidado para estar presente e conferir tudo de pertinho. Além de empresários e da nossa equipe, o comandante da 39ª CIPM, Major Macedo, também esteve presentes no evento.

Todos sabem que o comércio da Boca do Rio é um dos melhores e mais fortes de Salvador, mas nos últimos meses não tem tido bons resultados. Produtos parados nas prateleiras, estoques lotados, quedas nas vendas… essa é a situação de muitos empresários que já não sabem mais o que fazer para mudar esse cenário. Por isso, Péricles de Oliveira, dono da Trama Têxtil Malhas & Tecidos teve a iniciativa de tentar mudar essa situação.

Péricles de Oliveira, presidente interino da Associação Comercial da Boca do Rio | Foto: Marcelo Garcia (Redação)

“Em maio do ano passado, nós fizemos um evento para reunir o maior número possível de empresários do bairro, a fim de nos conhecermos e formarmos um grupo visando trazer melhorias para nossos negócios. Esse foi o primeiro passo e foi muito bom. Agora, nessa reunião, já deu pra sentir que estamos no caminho certo. Ou a gente funda essa associação comercial e se une, ou as coisas tendem a piorar. Foi lançada a pedra fundamental. Agora, a gente só para quando estiver tudo organizado”, disse Péricles.

Apesar do número muito pequeno de empresários (cerca de 15 pessoas), a reunião foi muito proveitosa, pois cada um mostrou suas dificuldades e propostas para incrementar o comércio do bairro. “A gente esperava pelo menos 30 pessoas, mas é natural que no início as pessoas não se interessem ou não priorizem participar. A grande maioria tende a permanecer na sua zona de conforto e o pior é que muitos empresários reclamam muito da situação atual do comércio, mas não fazem nada pra mudar isso. A gente precisa se unir para, juntos, decidirmos quais ações devemos fazer para que as vendas comecem a melhorar”, afirmou.

E ele continuou: “E nós vamos além! Queremos tornar a Boca do Rio um bairro atrativo para quem queira vir de fora consumir aqui. A iluminação nas nossas ruas é muito precária. Precisamos ter lâmpadas de LED, que iluminam muito mais. Outro problema são algumas ruas fechadas. É preciso que a Transalvador venha conversar com a gente para discutir a possibilidade de abrir algumas ruas para melhorar a fluidez no trânsito, mas essas reivindicações só serão ouvidas se nós tivermos força e essa força virá através da associação comercial”.

“O nosso objetivo é nos fortalecer. O primeiro pesamento de fundar a associação é desenvolver e promover o comércio com promoções no bairro. Vamos ter parceria com CDL, Sebrae e demais entidades dessa natureza para buscar capacitação para nossos empresários e, principalmente, para os moradores, para que, dessa forma, a gente consiga gerar mais empregos dentro do bairro”, frisou.

Foi formada uma comissão onde se elegeu Péricles de Oliveira como presidente interino para que seja resolvido todos os trâmites legais e burocráticos para a criação da associação. Haverá uma nova reunião (com data a ser divulgada posteriormente) e o desejo é que mais empresários compareçam para que se eleja uma mesa diretora e, enfim, seja criada a primeira Associação Comercial da Boca do Rio.