Parque Costa Azul recebe 13ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Parque Costa Azul recebe 13ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

11 de dezembro de 2022 0 Por Marcelo Garcia

Evento acontece a partir do dia 14 de dezembro e deve comercializar quase 2.300 produtos de mais de 200 pequenos empreendimentos

Fonte: Redação | Foto: Secom GOVBA / Carla Captural

De 14 a 18 de dezembro, o Parque Costa Azul vai receber a 13ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a maior do país em diversidade de produtos. Durante os cinco dias do evento, vão ser comercializados quase 2.300 produtos de mais de 200 empreendimentos da agricultura familiar de todas as regiões do estado.

O evento nasceu em 2009 como uma vitrine dentro da Feira Internacional da Agroindústria (Fenagro). ”Durante esses 13 anos, a feira ganhou espaço e hoje tem um papel importantíssimo para o segmento como porta de entrada para a comercialização do que é produzido ao longo do ano pelas cooperativas”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeandro Ribeiro.

O secretário destacou a presença dos 27 territórios que representam o setor e que estarão na feira. “Vamos experimentar produtos processados, mas também teremos a gastronomia da agricultura familiar, a exemplo da típica maniçoba do Recôncavo, o típico corte de caprinos e ovinos da região da bacia do Jacuípe, os sorvetes do Cerrado”.

Os visitantes poderão conhecer uma vila gastronômica com espaços como a licuriteria, umbuteria, cachaçaria, cafeteria e chocolateria, onde poderão degustar iguarias como espetinho de bode com cerveja de licuri, cuscuz com galinha caipira, linguiça de tilápia com cerveja de umbu ou de maracujá da Caatinga. Essas e outras combinações estarão disponíveis nas barraquinhas espalhadas pelos 55 mil metros quadrados do Parque Costa Azul, na orla de Salvador.

Programação

  • Quarta (14/12) – Na abertura da feira, quem sobe ao palco, a partir das 18h, é o Cortejo Afro, e às 20h o público terá um encontro com o axé do cantor Jau. O samba-reggae e a junção entre percussão e cantos identitários abrem os caminhos do evento.
  • Quinta (15/12) – No segundo dia (15), Thathi traz o pop rock para o palco do evento, às 18h, e, em seguida, a partir das 20h, tem o forró animado de Del Feliz.
  • Sexta (16/12) – Iniciando o fim de semana com o sextou (16), tem o Afropop de Gab Ferruz, que já participou de dois realities shows musicais (The Voice Brasil e Superstar, ambos da Rede Globo) e o balanço segue contagiando o público com o show da banda Filhos de Jorge, dos sucessos de Carnaval “Saudade de Você” e “Ziriguidum”.
  • Sábado 17/12) – No sábado (17), às 17h, o encontro no palco do evento está marcado entre o grupo Stripulia e as crianças, com muita alegria e animação. A partir das 18h o samba também terá espaço garantido com a banda Samba Maria, comandada por mulheres. E tem mais axé no sábado, com Margareth Menezes, uma das rainhas do Carnaval baiano que se apresenta, pela primeira vez, na Feira da Agricultura Familiar. Sua voz marcante tomará conta do palco, a partir das 20h, com sucessos tradicionais da música baiana como “Faraó” e “Dandalunda”.
  • Domingo (18/12) – Já no fechando da 13ª Feira (18), quem abre a programação é a rapaziada do Viola de Doze, que leva o samba de roda para o palco. E, às 20h, o encontro está marcado com o forrozeiro Adelmario Coelho, que fará um show especial para todo mundo dançar e se divertir consumindo os produtos da agricultura familiar.

Serviço:
– O quê: 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
– Onde: Parque Costa Azul – Rua Adelaide Costa, s/nº, Salvador (BA)
– Quando: de 14 a 18 de dezembro
– Hora: das 14h às 22h (quarta e quinta-feira) e das 10h às 22h (sexta a domingo)
– Quanto: entrada gratuita

Leia também: Réveillon de Salvador: Prefeitura anuncia grade oficial do Festival da Virada; confira