Prefeito fecha as praias, campos e quadras e governador avisa: “Se não colaborarem, vamos fechar tudo”

Prefeito fecha as praias, campos e quadras e governador avisa: “Se não colaborarem, vamos fechar tudo”

22 de fevereiro de 2021 0 Por Marcelo Garcia

Medidas fora tomadas após o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados à pacientes com Covid-19.

Fonte: Redação | Foto: Jonatan Gabriel / CNN

Bahia.Ba
Foto: Governador Rui Costa e o Prefeito Bruno Reis

Nesta segunda (22), durante coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza, o prefeito Bruno Reis (DEM) determinou o fechamento das praias de Salvador a partir de quarta-feira (24).

Segundo o prefeito, a partir desta terça-feira (23) campos e quadras estarão fechados e na quarta, todas as praias e clubes sociais. “A partir de amanhã, nós vamos retirar a iluminação de todos campos e quadras. Não permitiremos utilização destes equipamentos. A partir de quarta, todas praias de Salvador estarão fechadas. Demos um prazo de 48h por causa dos ambulantes, barraqueiros, que terão hoje e amanhã para se organizarem. Todas praias fechadas em Salvador. Quarta-feira, todos clubes sociais também serão fechados em Salvador, e com isso, a fase três será totalmente desativada”, destacou Bruno Reis.

O chefe do executivo afirmou que as “medidas duram por sete dias”. Reis reforçou o pedido de “consciência” para os soteropolitanos: “esperamos que nestes sete dias possamos conter o crescimento da onda, durante a semana vamos avaliando se medidas mais restritivas serão adotadas ou se vamos flexibilizar”.

Já o governador Rui Costa (PT) alertou sobre o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados à pacientes com Covid-19. Em entrevista à TV Bahia na manhã desta segunda-feira (22), o chefe do executivo baiano afirmou que caso a população não respeite o toque de recolher em vigência desde a última sexta (19) em várias cidades do estado, ele pode ter que adotar medidas mais duras.

“Todos os leitos estão ocupados neste momento. Se não houver colaboração, adotaremos uma medida mais drástica, fechar absolutamente tudo. Não há como permitir que as pessoas tenham este comportamento indiferente à vida humana”, disse o gestor.

Neste domingo (21), Rui ampliou o horário do toque de recolher, das 20h às 5h, após a taxa de ocupação dos leitos para pacientes com Covid atingir 80%. Além disso, ele incluiu na lista municípios que ficaram de fora com o primeiro decreto.

O governador garantiu maior fiscalização no cumprimento das medidas. “As pessoas não podem se dar ao privilégio de aglomerar em bar e restaurante, e espalhar o vírus por aí. Já solicitei maior rigor da Polícia Militar e da Polícia Civil”, disse.