Rui Costa anuncia que período de carnaval não terá feriado prolongado

Rui Costa anuncia que período de carnaval não terá feriado prolongado

28 de janeiro de 2022 0 Por Marcelo Garcia

Único dia que será feriado é a terça-feira, que neste ano cai no dia 1º de março

Fonte: ibahia | Foto: Secom GOVBA

Governador da Bahia diz que período de carnaval não terá feriado prolongado  e ponto facultativo

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira (27) que o período do carnaval não terá feriado prolongado. Isso significa que, além da terça-feira, que neste ano cai no dia 1º de março, não haverá feriado ou ponto facultativo na Bahia.

Rui foi questionado em coletiva de imprensa sobre um possível adiamento do feriado do Carnaval para evitar viagens e aglomerações. Segundo o gestor, não haverá adiamento porque não haverá feriado.

“Não tem o que adiar de feriado porque não existe. Nós não vamos tomar nenhuma medida em relação a isso, mas teremos expediente normal no serviço público durante esse período”, informou.

Publicidade

O governador afirmou que os servidores públicos que não comparecerem no seu posto de trabalho durante o período, vão ter ponto cortado do pagamento. “São dias normais de trabalho. Quem não comparecer, tem que esperar seu dia cortado como qualquer outro. As aulas da rede estadual também acontecerão como dias normais”, completou.

Este será o segundo ano consecutivo sem carnaval por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão que não haveria festa em 2022 foi anunciada pelo governador no final de dezembro do ano passado, ainda antes dos casos de Covid-19 explodirem novamente na Bahia.

Como plano B, empresários do setor confirmaram festas privadas. No entanto, por conta do novo decreto do Governo, publicado no Diário Oficial na sexta (21), que limita a presença de público a 1.500 pessoas, a maioria dos eventos foram cancelados.

Publicidade

Novos leitos
O aumento dos casos de Covid-19 fez com que tanto Rui quanto o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciassem a abertura de novos leitos hospitalares voltados para o tratamento da doença.

No âmbito estadual, serão 230 novas unidades até o final de janeiro, divididos em leitos de UTI e de enfermaria. Já a prefeitura de Salvador irá abrir 48 novos leitos, sendo 28 novos leitos junto ao Hospital Santa Izabel, sendo 14 de UTI e 14 de enfermaria; 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Martagão Gesteira; e 10 leitos semi-intensivos com suporte respiratório no bairro dos Barris, em uma unidade tenda.

Publicidade

“Tsunami de casos”
Rui classificou o momento como “preocupante” e afirmou que a Bahia vive uma “tsunami de casos”. Segundo o governador, a Bahia pode chegar a 30 mil casos ativos na próxima semana, se continuar nesse ritmo.

“Nos preocupa bastante, porque diferente do ano passado, a continuar desse ritmo ultrapassemos 30 mil casos na próxima semana. Autorizei a chegar o número máximo de novos leitos no Hospital Espanhol. Também autorizei a ampliação no Hospital Metropolitano e também a unidade Riverside em Lauro de Freitas para atender os pacientes, ao todo são 230 leitos novos para suportar essa pressão da doença. Alguns já foram abertos, outros serão. Incluindo enfermaria e UTI”, disse o gestor estadual na coletiva.

Covid-19: Uso de máscara é parte...