
Ibaneis Rocha fala em ‘realinhamento’ e rompe com a governadora Celina Leão no DF
20 de maio de 2026Ex-governador manifesta descontentamento com as decisões da chefe do Executivo da capital
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: TV Globo/Reprodução

O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou publicamente o afastamento de sua antiga aliada e atual governadora Celina Leão nesta quarta-feira (20). A declaração foi feita por meio de uma gravação divulgada nas redes sociais diretamente de sua residência em Brasília. O político emedebista manifestou forte insatisfação com a quebra de continuidade do projeto da gestão.
A decisão drástica foi tomada após um encontro que reuniu parlamentares influentes, como o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, e o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi. No pronunciamento, Ibaneis Rocha indicou a necessidade imediata de promover um amplo realinhamento estratégico nas bases para manter o protagonismo da legenda na região.

Apesar do tom duro empregado nas críticas contra a conduta da atual chefe do Poder Executivo, o emedebista ponderou que o movimento atual não configura um distanciamento definitivo ou irreversível da base governista. Contudo, ele enfatizou que o partido não abrirá mão das prerrogativas administrativas construídas ao longo dos últimos anos de mandato.
Os bastidores do racha político coincidem com mudanças profundas promovidas por Celina na Secretaria de Economia, que passou a apontar um déficit orçamentário severo nas contas públicas do Distrito Federal. Além disso, a gestão estadual lida com uma crise de grandes proporções envolvendo as movimentações bilionárias da carteira do banco estatal regional.





