Irã quebra o silêncio sobre o real estado de saúde do novo líder supremo do país

Irã quebra o silêncio sobre o real estado de saúde do novo líder supremo do país

25 de maio de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Porta-voz do governo afirma que sucessor de ali khamenei teve apenas ferimentos leves em ataque

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Hamid Foroutan/ISNA/AFP

Governo do Irã informa nesta segunda (25) que sucessor de Ali Khamenei sofreu apenas ferimentos superficiais em ataque. Saiba detalhes sobre o acordo de paz.

O panorama político do Oriente Médio ganhou um importante capítulo nesta segunda-feira (25). O governo do Irã emitiu um boletim oficial sobre a saúde do seu novo líder supremo, Mojtaba Khamenei, de cinquenta e seis anos. A autoridade máxima do país não faz aparições públicas desde o bombardeio que causou o falecimento de seu pai, ali khamenei.

O ataque conjunto promovido pelas forças militares dos Estados Unidos e de Israel ocorreu no final de fevereiro, dando início ao atual período de guerra. De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde de Teerã, o atual chefe de Estado sofreu apenas escoriações descritas como superficiais no rosto, na cabeça e nas pernas.

A declaração oficial do governo do país asiático serve para rebater as afirmações feitas pela Inteligência americana. Em março, o secretário de Defesa dos Estados Unidos declarou que o sucessor de ali khamenei estaria gravemente desfigurado. O médico iraniano que cuidou do caso relatou que o paciente precisou apenas de pontos cirúrgicos básicos.

Paralelamente aos boatos sobre a saúde do líder do país, a diplomacia iraniana corre contra o tempo para tentar costurar um cessar-fogo na região. Pressionadas diretamente pela gestão do presidente Donald Trump, autoridades locais enviaram representantes graduados até a cidade de Doha, no Catar, visando estabelecer conversas iniciais de paz.

O principal ponto de debate nas reuniões internacionais gira em torno da liberação do Estreito de Ormuz, uma via de extrema relevância para a distribuição global de petróleo que encontra-se bloqueada. Os negociadores também discutem o futuro do estoque de urânio enriquecido da nação, ponto considerado crucial pelas autoridades americanas.

A comitiva que viajou para o exterior conta ainda com o presidente do Banco Central do Irã, que tenta reaver os fundos financeiros do país que foram congelados por sanções. O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda que houve avanço em tópicos importantes, mas ressaltou que a assinatura final do acordo de paz ainda não está próxima.