Rebeca Andrade atinge maior nota do mundo no salto em 2026 e fica fora da final no Brasileiro

Rebeca Andrade atinge maior nota do mundo no salto em 2026 e fica fora da final no Brasileiro

7 de agosto de 2026 Off Por Boca do Rio Magazine

Campeã olímpica crava 14,800 pontos, mas decide realizar apenas um salto focado na preparação para o Mundial

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: MeloGym/CBG

A campeã olímpica Rebeca Andrade voltou a impressionar o cenário internacional da ginástica artística durante a disputa do Campeonato Brasileiro, realizado em Brasília. Aos 27 anos, a ginasta do Flamengo cravou a execução de um salto Yurchenko com dupla pirueta (DTY), somando incríveis 14,800 pontos. A pontuação é a maior registrada em um único salto em todo o mundo na temporada de 2026.

A apresentação da brasileira foi avaliada com nota 9,7 em execução, somada aos 5,0 pontos referentes ao grau de dificuldade do elemento e acrescida de 0,1 de bonificação pelo cravamento perfeito na chegada. Com esse resultado, Rebeca isolou-se na liderança do ranking mundial de salto único, superando a marca anterior de 14,533 pontos que dividia com a japonesa Aiko Sugihara.

O motivo de ficar fora da final individual do aparelho

Apesar de ter atingido a pontuação máxima do torneio e da temporada global, Rebeca Andrade não estará presente na final individual do salto no Campeonato Brasileiro. A razão é puramente regulamentar e estratégica: pelas regras da modalidade, para que um atleta se classifique para a decisão individual de um aparelho, é obrigatório realizar dois saltos diferentes na fase qualificatória.

NoMagazineTem bdrm

Rebeca e a comissão técnica optaram por apresentar apenas um salto, direcionando sua pontuação exclusivamente para a somatória do Flamengo na disputa do título por equipes. A decisão permitiu à ginasta contribuir decisivamente com o clube sem gerar desgaste físico desnecessário, mantendo o foco total no cronograma de treinamentos para as próximas competições internacionais.

Planejamento e foco no Mundial de Roterdã

A estratégia adotada por Rebeca Andrade e pelos treinadores da seleção brasileira visa à preparação para o Campeonato Mundial de Roterdã, que será disputado na Holanda entre os dias 17 e 25 de outubro. O evento é a primeira competição pré-olímpica do ciclo, onde a equipe brasileira buscará garantir uma vaga antecipada para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Após passar um período sabático de mais de um ano longe do tablado, a atleta retornou às competições em junho, quando conquistou o ouro no Pan-Americano. Para o Mundial, Rebeca ainda guarda trunfos em seu repertório, como o salto Cheng (dificuldade 5,6) e o Amanar (dificuldade 5,4), elementos que lhe garantiram a medalha de prata nos Jogos de Paris. Além disso, a ginasta tem trabalhado rotinas nas barras assimétricas e na trave para reforçar a equipe brasileira na Holanda.