Aprovado Projeto de Lei que autoriza venda de terrenos e áreas verdes em Salvador

Aprovado Projeto de Lei que autoriza venda de terrenos e áreas verdes em Salvador

21 de dezembro de 2023 2 Por Marcelo Garcia

Proposta inclui terrenos no Stiep, Imbui, Pituaçu e foi aprovada em meio a polêmicas pela presença de 15 áreas verdes dentre os 40 terrenos

Proposta inclui terrenos no Stieblaineharmont marellasaldi lingerie super sexy marellasaldi lecosonnenschirm negozigeox donkeyluckycat saldigeox kleankanteenkinder blundstoneprezzi chilloutshut loevenichhutkaufen tatacalzature mandarinaducksaldi blundstoneprezzip, Imbui, Pituaçu e foi aprovada em meio a polêmicas pela presença de 15 áreas verdes dentre os 40 terrenos listados pela prefeitura

listados pela prefeitura

Fonte: iBahia | Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Foto: Antonio Queirós/Ag. Câmara

Foi aprovado nesta quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Salvador, o projeto de lei do Executivo municipal que prevê a alienação de 40 terrenos em diversas regiões da cidade (PL 307/2023). A matéria teve 32 votos favoráveis e 8 contrários.

A tramitação da proposta foi alvo de polêmica e contestação de populares. Durante sessão na terça-feira (19), um grupo de moradores do bairro da Barra protestaram em plenário. O ponto central da polêmica era a existência de 17 áreas verdes, que correspondiam até a Áreas de Preservação Ambiental (APA), entre os espaços indicados para a alienação

Após discussões, o projeto aprovado nesta quarta sofreu algumas alterações e parte dessas áreas foram retiradas do projeto. Agora, o projeto prevê a alienação de 40 terrenos, entre os quais 15 correspondem a áreas verdes.

Das áreas retirdas do projeto, duas são áreas verdes, localizadas no bairro de Stella Maris, e outras duas são uma escola e um Centro de Saúde, localizadas no bairro de Patamares.

Há áreas a serem vendidas em 22 bairros: Itapuã, Piatã, Patamares, Stiep, Pituba, Itaigara, Rio Vermelho, Brotas, Imbui, Canabrava, Mata Escura, Pirajá, Porto Seco Pirajá, Ribeira, Lobato, Moradas da Lagoa, Pituaçu, Barra, Centro, Caminho das Árvores, São Rafael e Vitória.

.

Leia também: Confira a programação do Festival Virada Salvador 2024

Boca do Rio Magazine BDRM

Siga o Boca do Rio Magazine no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta? Mande WhatsApp para (71).9277-9279 e nos insira nos seus grupos!

.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) rechaçou as críticas à proposta.

“Não tem área de proteção nenhuma. Muitos deles são classificados como áreas verde, mas não tem mais vegetação nenhuma. São terrenos que não tem qualquer utilidade e a prefeitura está desafetando, que não significa que será vendido”, diz o prefeito em entrevista à imprensa.

Segundo o gestor, as áreas podem, por exemplo, compor um fundo de garantias para concessões e PPPs e outras destinações.

“Faço isso com toda a tranquilidade de alguém que em três anos vendeu 14 terrenos e apurou R$ 9 milhões. Comprei para a prefeitura, patrimônio do cidadão, um total de R$ 131 milhões em terrenos, como os do [antigo] Hospital Salvador, que estava abandonado; o terreno do Lobato, onde a gente vai fazer o Centro de Operações; o terreno de diversas escolas, que vão passar a ter utilidade pública”, completa o gestor municipal.