Biblioteca Betty Coelho comemora dia do livro com roda de conversa em parceria com Raul Hacker Club de Salvador; saiba mais

Biblioteca Betty Coelho comemora dia do livro com roda de conversa em parceria com Raul Hacker Club de Salvador; saiba mais

25 de outubro de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Evento aberto e gratuito visa debater a relação entre artes, livros, conhecimento livre e tecnologia. Acontece no sábado (29), a partir das 16h.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução

Uma tarde para conversar, ler, ouvir histórias, assistir filme, recitar poesias e conversar sobre acesso aos livros vai acontecer na Biblioteca Betty Coelho no próximo sábado (29). O evento gratuito é aberto à toda comunidade e será realizado em parceria com o coletivo Raul Hacker Club, com o objetivo de celebrar o Dia Nacional do Livro, reservando um espaço para apreciar diferentes tipos de arte e debater a relação entre livros, conhecimento livre e tecnologia. 

Entre os convidados para participar da conversa estão Marta Gaurão, (poeta e moradora da Boca do Rio), João Gouveia (poeta e professor de biologia), Cris Muniz (contadora de história), Ka menezes (pedagoga e atual coordenadora do Raul Hacker Clube) além Douglas de Almeida (poeta, escritor e coordenador da biblioteca Betty Coelho) e vários voluntários dos dois coletivos.

Dia Nacional do livro

Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data é uma homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810. 

A data reforça a importância de manter espaços onde o acesso a esses objetos artísticos é livre. Sobretudo com relação à democratização do acesso ao conhecimento. O historiador e voluntário da Betty Coelho, Pablo Sousa, reforça:

“Celebrar o dia do livro tem uma importância simbólica, pois esse instrumento é um dos principais meios de divulgação dos saberes humanos ao logo de nossa existência. E um dia como esse sacramenta essa relevância, para que as pessoas continuem interessadas nos livros e na leitura”.

Cultura, arte e tecnologia

A parceria entre a biblioteca e o hacker club pode parecer inusitada, mas ambos têm como ponto de partida o de serem espaços engajados na divulgação do conhecimento livre e para todos. Para Man Filho, membro do Raul, é evidente a importância da parceria.

“A Biblioteca Betty Coelho é um lugar de resistência, integração e compartilhamento em meio ao bairro da Boca do Rio, por isso a galera do Raul Hacker Club se sentiu e se sente tão confortável com essa bela parceria! Na nossa roda de conversa e artes integradas poderemos compartilhar diversos conhecimentos de forma aberta e acessível para mais pessoas”. 

O coletivo independente Raul Hacker Club conta com uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais e/ou entusiastas das áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação. Diferentes projetos são mantidos pelo coletivo, que dispõe de uma campanha de financiamento coletivo no apoia.se/raulhc.

Sobre a biblioteca

A biblioteca Betty Coelho foi criada em 2005, fica localizada na Rua Lavínia Magalhães, nº 42, Boca do Rio. Atende a população do bairro (no momento, atendendo apenas às sextas-feiras e sábados, 15 às 19h), em especial crianças e adolescentes, embora tenha um acervo também para adultos, parte da Biblioteca Prometeu Itinerante.