Boca do Rio recebe shows para celebrar o retorno do Festival da Primavera

Boca do Rio recebe shows para celebrar o retorno do Festival da Primavera

13 de setembro de 2022 0 Por Marcelo Garcia

Festival, suspenso por dois anos devido à pandemia da Covid-19, começa na quinta (15). Além de shows, fazem parte da programação: teatro, esporte, feiras de rua, esporte, exposições e gastronomia.

Fonte: G1 Bahia | Foto: Saltur

O Festival da Primavera volta acontecer em Salvador neste mês de setembro, após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19. A programação, que contará shows, apresentações de teatro, esporte, feiras de rua, exposição, eventos gastronômicos e ações de lazer para todas as idades, começará na quinta-feira (15).

O evento, que está na 8ª edição e marca a chegada da estação das flores, será encerrado no dia 25 de setembro. Os detalhes do festival foram divulgados nesta segunda-feira (12) pela prefeitura, responsável pelo festival. O evento contará com programação gratuita e mediante a compra de ingresso(clique aqui e confira a programação completa).

As diversas apresentações musicais serão realizadas em diferentes pontos da capital baiana e vãos subir aos palcos o Afrocidade, Armandinho, Psirico, Roberta Campos, além da participação especial de Arnaldo Antunes no show de Paulinho Boca. [Veja detalhes abaixo]

As ações do Festival serão realizadas em mais de dez lugares, passando por Monte Serrat, Periperi, Cajazeiras, Boca do Rio, Rio Vermelho, Centro Histórico, entre outros pontos da capital baiana.

A programação musical começa na sexta-feira (16), com o “Primavera Sunset”, a partir das 16h30. O palco será montado na Praça Marechal Deodoro, no bairro do Comércio, e também serão realizados shows no sábado (17). Entre os nomes que estarão no palco a cantora Melly, Nêssa e Diggo, Afrocidade, Dj Belle, Dj Xirita, Tíri e um show de Gibi e Sistema Pagotrap. O acesso é de graça.

No sábado, haverá, pela primeira vez, o Encontro Metropolitano de Filarmônicas, na Praça do Campo Grande, que vai reunir quatro filarmônicas baianas: Filarmônica Ambiental de Barra do Pojuca (Camaçari), Filarmônica União dos Artistas (Ilha de Bom Jesus dos Passos – Salvador), Filarmônica Lyra Santamarense de Jiribatuba (Vera Cruz) e a Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador).

O encontro, que tem a coordenação do maestro Fred Dantas, começará às 16h, será totalmente gratuito e presenteará o público com o melhor do repertório de cada uma das filarmônicas.

O palco do Campo Grande também vai receber no domingo (18), o Projeto “Tem Chorinho na Praça”, onde os anfitriões Luciano Calazans e Armandinho fazem grande espetáculo e convidam os grupos Janela Brasileira, Quadra Moderna e Som do Sisal. O acesso é gratuito.

O grupo “Mudei de Nome” fará a sua famosa apresentação a bordo do pranchão. Agora com o nome “A volta da volta”, o projeto que passava pelo Dique do Tororó, percorrerá a pista da orla atrás do Parque dos Ventos, a partir das 11h do domingo (18).

A música volta a movimentar a cidade no final de semana seguinte com os shows de Péricles e Leonardo e de Lincoln na Praça da Revolução, em Periperi, em trio elétrico a partir das 18h, no dia 24 de setembro. Em Cajazeiras, também em trio elétrico, o Campo da Pronaica recebe Danniel Vieira e Psirico, a partir das 18h.

O palco montado no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, também contará com muita música. No dia 24, o projeto “Elas Cantam Bossa Nova” que reúne Elaine Fernandes, Márcia Short, Wil Carvalho e Cátia Guimma, com sucessos de suas carreiras e músicas que marcaram a história da Bossa Nova, todas as canções recebem um arranjo especial e exclusivo para esse show.

No mesmo palco do Rio Vermelho, ainda dia 24, o público contará com o show de Roberta Campos. Indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de MPB” com o disco “Todo Caminho é Sorte”, Roberta Campos é uma das melhores artistas de sua geração.

No dia 25, o Rio Vermelho contará também com dois grandes momentos, um show especial de Paulino Boca onde apresentará a Salvador seu novo álbum Além da Boca e também comemorará os 50 anos do disco “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos. O show vai contar com participação especial de Arnaldo Antunes.

Após a apresentação quem sobe ao palco é o roqueiro baiano Márcio Melo para dá o tom final de um dos palcos mais animados do Festival da Primavera.

Música e diversão no Parque da Cidade
E dia 25 também terá música no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara. Às 10h30 a dupla Juan e Ravena fazem show para as famílias em um dia que o Parque estará voltado para receber crianças e adultos.

Por volta das 13h quem faz show no local é o cantor Tuca Fernandes. O Parque da Cidade vai contar com brincadeiras, desfile de personagens infantis e muito mais.

Arena da Maratona Salvador
Salvador vai contar com dois super shows em comemoração à Maratona Salvador, nos dias 24 e 25 de setembro, na Arena montada para a maior competição de corrida de rua do Nordeste, localizada na região da orla, atrás do Parque dos Ventos, na Boca do Rio. O grupo Negra Cor comandará o primeiro dia de apresentação, fazendo um show especial durante o pôr do sol, por volta das 17h.

Além do abre alas, outro espetáculo vai marcar o encerramento da Maratona. No domingo (25), por volta das 11h, o Olodum faz a festa dos atletas e do público que estará no local para prestigiar a competição.

Depois de dois anos fazendo música em meio virtual, o grupo apresenta uma nova performance nos shows da turnê “Olodum Bahia Viva”.

Festival Primavera Gourmet no Centro Histórico
Uma rica programação cultural e gastronômica tomará conta do Centro Histórico de Salvador durante o Festival da Primavera. Shows e apresentações de orquestras vão passar pelo Largo do Pelourinho e no Largo do Cruzeiro do São Francisco. A fonte de inspiração do festival no Centro Histórico será a cachaça baiana, com a participação de 22 bares e restaurantes e exposição de cachaças da Bahia.

As bandas Cangaia de Jegue, U Tal Xote e Gang do Samba farão shows no Largo do Pelourinho. Já no Largo do Cruzeiro do São Francisco sobem ao palco Marcos Clement e Gerônimo Santana. Lá também serão realizadas as apresentações de cinco orquestras : Orquestra Paulo Primo, Orquestra Sergio Benutti, Orquestra Zeca Freitas, OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador e a Orquestra Fred Dantas.

Viva a cachaça baiana ! – O Festival Primavera Gourmet vai reunir 22 bares e restaurantes, localizados desde a Rua da Misericórdia, passando pela Praça da Sé, em vários locais do Pelourinho e subindo até o Santo Antônio Além do Carmo. E no Salão Diadorin, no primeiro andar do restaurante Cuco Bistrô, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, haverá uma exposição montada sobre as Cachaças da Bahia, com degustação, venda e realização de workshops.

Durante o Festival Primavera Gourmet vai ser possível escolher pratos com valores que vão de R$ 20 a R$ 98. Camarão, peixe, filé mignon, carne de fumeiro, carré suíno, carne do sol, frango, moela, arroz de moqueca, risoto e até quibe! De tudo um pouco e sempre temperado com a boa cachaça 100% baiana.

Feiras espalhadas pela cidade
A Feira de Artes da Primavera acontece no Campo Grande com uma programação de seis dias e proporciona o escoamento da produção dos mais de 400 profissionais da capital e do interior do estado, além de uma praça de alimentação com variedades de quitutes da culinária tradicional e vegana. A Feira conta também com muitas apresentações artísticas e musicais, entre os dias 20 e 25 de setembro, das 9h às 21h.

Já nos dias 17, 18 e 23 a 25 de setembro acontece a Feira da Sé no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho. Uma feira com uma rica variedade de produtos de qualidade. Serão mais de 50 barracas, onde é possível comprar roupas e acessórios, itens para a casa, objetos de arte, artesanato tradicional e também peças de design contemporâneo.

A III Festa de San Gennaro também volta com tudo neste Festival da Primavera. O evento será dia 24, das 10h às 22h, no Rio Vermelho.

O San Gennaro reúne 12 barracas gastronômicas com alguns dos melhores restaurantes italianos da cidade, oferecendo comida no formato de rua a preço acessível e apresentando uma programação cultural eclética e diversa.

O Mercado Iaô também acontece no dia 25 na Fábrica Cultura, Riberia. O evento, comandado por Margareth Menezes, reúne gastronomia, moda, artesanato, serviços criativos e shows, além de exposição de afroempreendedores.

Esporte ativo na programação
O Hero Salvador mais uma vez faz parte da programação do Festival. Acompetição de Crossfit, acontece no Shopping da Bahia entre os dias 23 a 25 de setembro e conta com mais de 500 atletas.

Além disso, será realizado o Pedal da Primavera, no dia 24, a partir das 16h. Com saída do Farol da Barra e chegada ao Parque dos ventos, onde os ciclistas poderão conferir o show do Negra Cor na Arena da Maratona Salavdor.

No dia 25, a população está convidada a acompanhar a chegada dos corredores na Maratona Salvador, que esse ano tem Arena montada atrás do Parque dos Ventos, na Boca do Rio.

Museus com programação especial
A Casa do Carnaval da Bahia, A Casa do Rio Vermelho, Casa da Música da Bahia, Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybe de Artes estão com programação especial para o período do Festival. Além disso, os cinco equipamentos contarão com Programação Especial durante o mês de setembro e as entradas terão desconto de 50% durante o Festival da Primavera.

Fundação Gregório de Mattos conta com programação cultural
A fotógrafa Marisa Vianna, faz uma costura poética da capital baiana que pode ser vista na exposição Salvador na Linha, na Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos. O acervo é composto por 27 imagens em técnica mista, onde a arte milenar do bordado é aplicada à fotografia impressa em tecido.

Em cartaz até o dia 4 de novembro, sempre de quarta a sábado, das 14h às 18h, a mostra tem entrada gratuita e é uma realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com produção da Multi Planejamento Cultural e apoio da Objetiva.

Em homenagem a Gregório de Mattos, segue em cartaz a exposição Memorial Gregórios, que, além de uma justa homenagem ao poeta, faz uma retrospectiva das mais de três décadas de existência da instituição que leva o seu nome. A mostra tem entrada gratuita, no Teatro Gregório de Mattos, aberta ao público de quarta a sábado, das 14h às 18h.

A artista Livia Passos apresenta, Arvorecer, exposição que traduz poeticamente como se tornar árvore, tanto no sentido natural como ontológico. A mostra é aberta ao público, gratuitamente e traz um escopo mitológico das árvores ligado ao mundo material por significados profundos. Uma das obras de destaque é a, de conexão ancestral e oriunda do continente africano. De terça a sábado, das 10h às 17h, na Casa do Benin.

A Casa do Benin também segue com a exposição permanente com peças do acervo pessoal de Pierre Verger, uma coleção de artefatos que o fotógrafo trazia de expedições realizadas à Costa do Benin. A visitação é gratuita e aberta ao público, de terça a sábado, das 10h às 17h.

O performer Leno Sacramento, apresenta o solo Escarro Início, um ato performático que traduz a indigesta realidade da população negra e pobre do nosso país, que ao nascer são rapidamente apresentados ao álcool, ao cigarro e às armas. São crianças que nascem e se tornam adultas sendo ludibriadas por uma minoria branca empresarial, e pelo poder público, em seus direitos a segurança, saúde, educação e cultura. No Teatro Gregório de Mattos, dias 16 e 17/09, às 17h. Valor: R$20 /R$10.

A criançada também tem voz e vez! Dandara Na Terra Dos Palmares, é um espetáculo que aborda a história da guerreira Dandara dos Palmares, através de uma perspectiva afro centrada. Esta apresentação marca o aniversário de 23 anos de re-existência da Arte Sintonia Companhia de Teatro, que desde 2000, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e práticas teatrais tendo como sustentáculo dos seus projetos, espetáculos musicais de autores brasileiros e histórias de grandes personalidades como pontos-chaves das suas criações. No Teatro Gregório de Mattos, dias 18 e 25/09, às 16h. Valor: R$30 /R$15

O espetáculo Deboche, uma livre adaptação do texto Computa, Computador, Computa, do dramaturgo Millôr Fernandes, traz à cena o desespero de uma atriz que acaba de nascer em um meio desconhecido, de difícil adaptação. A obra fala de “uma pobre atriz que gagueja e vacila a sua hora sobre o palco cercada de paranoia por todos os lados”. No Teatro Gregório de Mattos, de 22 a 24/09, às 19h. Valor: R$30/ R$15

O stand up comedy vem com força, com o Show de Raoni Beta, que prometi fazer todo mundo rir, no Espaço Boca de Brasa – Cajazeiras, dia 23/09, às 19h. Valor: R$10 /R$5

No dia seguinte, o riso fica por conta do espetáculo Humor ALTERNATIVO, de Fabio Lacerda, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, dia 24/09, às 19h. Valor: R$10 / R$5