Clube de karatê da Boca do Rio tem foco na educação mas já formou campeões nacionais; conheça

Clube de karatê da Boca do Rio tem foco na educação mas já formou campeões nacionais; conheça

25 de julho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

O Clube de Kartê Musashi tem 33 anos, mas o projeto social tem 11 anos. Atualmente os membros treinam no Instituto Crescer, localizado na rua Simões Filho.

Fonte: Redação | Fotos: Redação

 Clube Musashi Karatê, da Boca do Rio, tem foco na educação como ação social

O Musashi Karatê Clube tem cerca de 22 alunos, que treinam toda terça e quinta-feira, 18h30, no Instituo Crescer, na Boca do Rio. O projeto social dá aulas gratuitas, buscando ensinar os fundamentos da arte marcial milenar. Apesar de não ter foco na competição, já formou campeões estaduais e nacionais; confira.

A partir desta segunda-feira (25), o BDRM incia uma série de reportagens sobre esportes variados praticados no bairro. Confira também:

De acordo com o atual sensei do clube Musashi (professor responsável pelo projeto), Jonathan Miranda Jr, “a principal diferença entre uma luta comum e uma arte marcial é a presença de uma filosofia”, como é o caso do karatê.

Baseado em alguns princípios, o modo de vida ensina o praticante como ser pacífico, mas se for inevitável o conflito, os verdadeiros ditames do karatê propõem derrubar o oponente com um só golpe. [veja no final da matéria os cinco princípios da filosofia do karatê].

“Todos os princípios do karaté começam com a palavra ‘primeiro’, para reforçar que não há uma hierarquia entre eles, mas que todos são igualmente importantes”, explica o sensei Jonathan.

Clube Musashi

O Clube de Kartê Musashi tem 33 anos, fundado pelo sensei Carlos Alberto Esteves Alves, é Filiado à FKTB (Federação de Karatê-Dô Tradicional da Bahia), CBKT (Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional) e ITKF (International Tradicional Karatê Federation).

Já o projeto social tem 11 anos, começou com aulas no Colégio Estadual Pedro Calmon. Com a pandemia de coronavírus e a paralisação de atividades escolares, em 2018, o grupo passou um tempo parado e depois voltou a treinar a céu aberto, na praça do Imbuí. Depois disso, em 2021, passaram a se reunir na área externa do Instituto Crescer.

“Hoje em dia, por causa das limitações do espaço físico, só temos capacidade para atender 30 alunos. O projeto é totalmente gratuito e o foco principal é a educação”, detalha o sensei Jonathan.

Devido às vagas limitadas, há algumas regras que foram aceitas entre os alunos. Só são permitidas duas faltas por mês, caso contrário, o jovem perde a vaga. Além disso, para incentivar a leitura, o estudantes podem pegar livros emprestados na biblioteca Betty Coelho, fazer um resumo, e assim justificar alguma ausência ao longo do mês. Bom rendimento na escola também são critérios levados em consideração.

Competições

“O projeto social Clube Musashi de Karatê tem foco educacional, mas ainda assim já tivemos bons rendimentos em competições estaduais e até nacionais”, explica o professor.

Em 2018, seis estudantes do projeto, três meninos e três meninas, com faixas etárias de 16-17 anos, viajaram para São Paulo para representar a Bahia no campeonato nacional de karatê. Os recursos para a viagem foram angariados atrav´és de doações e vaquinhas.

Um dos jovens que pôde viajar foi Luan de Oliveira Campos, que diz ter sido uma das melhores experiências que têve na vida.

“Pude viajar com meus amigos do karatê para São Paulo e fomos campeões lá. Conseguimos passagens, fizemos vaquinhas na internet, mobilizamos a galera da escola, eu vendi beijinhos no ‘busú’ e até fomos para a televisão pedir ajuda para a viagem. Quando chegamos lá, demos nosso melhor e voltamos com o troféu para casa”, relembra.

Apesar das vitórias e até um convite para participar dos jogos Pan-Americanos no mesmo ano, por uma questão educacional, o sensei Jonathan diz que preferiu recuar no quesito competitivo.

“Acabou subindo um pouquinho o ego de alguns alunos. É necessário reforçar que as competições servem apenas para avaliar o estado emocional dos competidores e ver até onde vai nosso caráter. E quando n´ós dizemos que trabalhamos essa parte educacional de formação do caráter, nós trabalhamos assim”, encerra.

Filosofia do karatê

一、人格完成に努むること
           Hitotsu, Jinkaku Kansei Ni Tsutomuru Koto.
Primeiro – Esforçar-se para a formação do caráter. 

 一、誠の道を守ること
           Hitotsu, Makoto No Michi O Mamoru Koto.
Primeiro – Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

一、努力の精神を養うこと
           Hitotsu, Doryōku No Seishin O Yashinau Koto.
Primeiro – Desenvolver a persistência e o esforço. 

一、礼儀を重んずること
Hitotsu, Reigi O Omonzuru Koto.
Primeiro – Respeito acima de tudo. 

一、血気の勇を戒むること
           Hitotsu, Kekki No Yū O Imashimuru Koto.
Primeiro – Conter o espírito de agressão destrutuiva.