Começa nesta segunda (11) a Semana de Mobilização contra a dengue em toda a Bahia

Começa nesta segunda (11) a Semana de Mobilização contra a dengue em toda a Bahia

11 de março de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Objetivo é intensificar as ações de sensibilização e mobilização para a prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Bruno Concha (Secom/PMS)

Acontece entre os dias 11 e 15 de março, em toda a Bahia, a Semana de Mobilização contra a dengue. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado em parceria com segmentos de controle social e poderes públicos, tem o objetivo de intensificar as ações de sensibilização e mobilização para a prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti.

As atividades contemplarão atividades em diversos pontos como feiras livres e metrô; educação em saúde, com campanha publicitária e atividades em comunidades, e assistência, com reforço à orientação sobre manejo clínico.

Os municípios, por sua vez, irão intensificar a limpeza urbana e quando necessário, o Estado autorizará o uso do fumacê.

Programação da Semana de Mobilização contra a dengue
Dentro da programação da semana, no dia 12, nos diversos órgãos públicos estaduais, estão previstas atividades como a vistoria nos prédios públicos visando a eliminação de criadouros do mosquito; limpeza das áreas verdes adjacentes aos prédios públicos, e recolhimento de carros inservíveis abandonados em áreas públicas.

De acordo com a Sesab, em 75% dos casos o mosquito transmissor da dengue está dentro das casas, em quintais, ralos e calhas, tonéis, caixas d’água, e vasos de plantas.

Boca do Rio Magazine BDRM

Dengue na Bahia
Mais três mortes por dengue foram confirmadas pela Sesab na última sexta-feira (8). Conforme o órgão, duas mortes foram em Jacarci e outra em Vitória da Conquista. As duas cidades são do sudoeste da Bahia, uma das regiões com o maior número de casos suspeitos da doença em todo o estado. Com isso, já chega a 12 o número de mortes por dengue no estado.

A Secretaria de Saúde atribui a situação a um cenário nacional desafiador, devido ao impacto das condições climáticas adversas e ao aumento exponencial dos casos de dengue, com registro, inclusive, de óbitos e a circulação de novos sorotipos (2 e 3), que exigem uma atenção mais integrada.

A Sesab detalhou que 122 cidades do estado estão em situação de epidemia, a maioria delas na região Sudoeste. Outros 51 municípios estão em risco e 34 em alerta por causa da doença.

Medidas como a aquisição de novos carros de Ultra Baixo Volume, conhecido como fumacê, a distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades, já foram tomadas.