Dia D do Março Mulher: Salvador mobiliza postos para acolhimento às mulheres neste sábado (18)

Dia D do Março Mulher: Salvador mobiliza postos para acolhimento às mulheres neste sábado (18)

17 de março de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Na região do Distrito Sanitário da Boca do Rio, os postos que estarão participando da ação são USF Curralinho, USF Zulmira Barros e USF Parque Pituaçu

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Secom PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover o Dia D do Março Mulher neste sábado (18), das 8h às 16h, em cerca de 100 postos espalhados por Salvador. A intenção é proporcionar às mulheres um momento especial, com a oferta de inúmeros serviços gratuitos de promoção da saúde (física e mental) e de prevenção de doenças. Na região do Distrito Sanitário da Boca do Rio, os postos que estarão participando da ação são USF Curralinho (na Estrada do Curralinho), USF Zulmira Barros (no Recanto Feliz, Costa Azul) e USF Parque Pituaçu (na Rua Araújo Bastos, em Pituaçu).

A mobilização faz parte do conjunto de ações do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Serão oferecidas consultas com médico clínico, exame preventivo, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); vacinação para atualização da caderneta; marcação de mamografias e ultrassonografias (USG) para o rastreio precoce de câncer de mama e colo do útero, respectivamente, e distribuição de preservativo.

Boca do Rio Magazine BDRM

As mulheres também vão contar com atividades educativas, palestras e rodas de conversa sobre temáticas ligadas à saúde feminina. Para acessar os serviços basta apresentar o RG e Cartão SUS.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca o foco das atividades. “Promoveremos esse Dia D no sábado para oportunizar o autocuidado, principalmente àquelas mulheres que trabalham durante toda a semana ou precisam cuidar da casa ou dos filhos e, com isso, encontram dificuldade de manter uma regularidade no cuidado com a própria saúde. Outra vantagem desse ‘grande encontro’ é proporcionar que as mulheres se conectem com outras mulheres e compartilhem experiências, isso ajuda a construir redes de apoio e solidariedade entre as tantas questões hoje enfrentadas por nós mulheres”, detalhou a gestora.