Em três dias, Bahia é atingida por mais de 70 mil raios

Em três dias, Bahia é atingida por mais de 70 mil raios

19 de abril de 2022 0 Por Marcelo Garcia

Cerca de 80% dos casos de morte provocada por raios podem ser evitados

Fonte: Redação | Foto: Redes Sociais

Chuvas, raios, trovões e até ciclone atingem Bahia neste fim de semana -  Jornal Correio

A Bahia foi atingida por cerca de 73 mil raios entre a sexta-feira, 15, e domingo 17. Segundo a agência Climatempo, a incidência das descargas atmosféricas foi elevada devido a frente fria que se instalou no litoral da Bahia.

Devido ao volume, associado aos fortes ventos, o número de atendimento realizados pela Neoenergia Coelba neste final de semana foi elevado, e chegou a 5.439 ocorrências, uma elevação de 28% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“O nosso sistema elétrico conta com para-raios em sua extensão, mas o aumento na incidência das descargas atmosféricas, que normalmente ocorrem sequenciadas, podem causar danos significativos às estruturas e provocar interrupções no fornecimento de energia”, explica André Araújo, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.

Publicidade

Na última quinta-feira, 14, a distribuidora montou um plano de atuação para agilizar o atendimento as ocorrências relacionas a raios e a chuva, que afetam mais fortemente regiões no interior da Bahia.

“Montamos um plano de atuação baseado nas condições meteorológicas previstas. E para atuar no último final de semana, por exemplo, duplicamos o número equipes em campo”, conta o gerente de desempenho da operação, Vinicius Dutra.

Segundo a empresa, em um dos casos mais relevantes, as descargas atmosféricas danificaram dois transformadores de uma única subestação da companhia, no distrito de Imbassaí, no município de Mata de São João, impactando diretamente mais de 1.353 clientes.

Publicidade

Segundo o Climatempo, a previsão é de chuvas intensas e frequente ao longo desta semana. Assim, a Coelba afirma ter aumentado em 80% o número de equipes em campo para atendimento as ocorrências. O efetivo que inclui engenheiros, técnicos e eletricistas deve permanecer de plantão até que a situação climática seja normalizada.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, 80% dos casos de morte provocada por raios podem ser evitados se as pessoas souberem como se proteger.

Confira as orientações de segurança.

  • Ao ar livre, sempre mantenha uma distância segura da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;
  • Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
  • Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
  • Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
  • Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Coelba
  • Afaste-se de carros e não ande de moto, bicicletas nem fique ao lado de transportes em geral;
  • Evite ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores ou perto de cercas;
  • Evite tocar em objetos que conduzem eletricidades, tais como celular conectado ao carregador, telefone com fio e objetos metálicos grandes;
  • Não se abrigue em locais abertos como sacadas, varandas, toldos, deques etc.
  • Opção segura de abrigo, caso esteja na rua: busque um veículo fechado e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar.
Covid-19: Uso de máscara é parte...