Empresa responsável por quiosques na orla do RJ garante exclusividade para estudos em Salvador

Empresa responsável por quiosques na orla do RJ garante exclusividade para estudos em Salvador

7 de março de 2024 2 Por Marcelo Garcia

Análise contempla o trecho Boca do Rio, Praia dos Artista e de Pituaçu, e o trecho Praia de Jaguaribe e Piatã, com cerca de 5km na Av Octávio Mangabeira

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Orla Rio

Após uma empresa carioca manifestar interesse de realizar estudos para prestação de serviços à beira-mar em um dos trechos de orla de Salvador, a prefeitura divulgou que a “Orla BR Administração de Mobiliário Urbano” terá exclusividade para as análises.

A autorização foi feita através da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e agora a empresa pode iniciar os estudos da manifestação de interesse da iniciativa privada. A empresa terá, ao todo, 180 dias para realizar o estudo completo, com orçamento limite de R$ 1 milhão. Segundo o termo de autorização da gestão municipal, a configuração de Parceria Público-Privada é destinada à obtenção de melhores práticas na prestação de serviços à beira-mar.

Com isso, a capital baiana pode passar a ter os conhecidos “quiosques” das praias do Rio de Janeiro. O avanço acontece na esteira do desejo da gestão Bruno Reis em “reformar” a orla e melhorar a infraestrutura para os turistas e soteropolitanos. O tema também tem sido alvo de um forte debate na Câmara de Vereadores de Salvador, e a promessa é que seja retomado neste semestre.

Boca do Rio Magazine BDRM

A análise contempla o trecho Boca do Rio/Artista/Praia de Pituaçu e o trecho Praia de Jaguaribe/Piatã, sendo os dois trechos ocupando aproximadamente cinco quilômetros da Avenida Octávio Mangabeira. Ainda conforme a prefeitura, os estudos serão feitos em duas fases, com consolidação de equipamentos turísticos e corredor gastronômico e cultural com objetivo de “aprimorar os serviços e da economia local, formalização e geração de emprego e renda”.

A empresa escolhida é a responsável pela “Orla Rio”, que é a concessionária responsável pela administração de 309 quiosques e 27 postos de Salvamento da orla marítima do Rio de Janeiro. A empresa também é responsável por banheiros públicos, chuveiros e fraldários.

Com a divulgação da intenção, interlocutores da gestão afirmaram ao Bahia Notícias, que o desejo é formatar um modelo semelhante ao da orla da cidade do Rio de Janeiro. A ideia será ampliar para boa parte da orla soteropolitana o projeto, já que Salvador possui a maior extensão de marítima do Nordeste, totalizando 64 km.